Opiniões e recortes do livro “Ketteiban Gojira Nyuumon (Edição Definitiva: Introdução a Godzilla)”

Chari
5 min readOct 13, 2024

--

Comecei uma thread no twitter no ano de 2021 para comentar sobre a minha leitura do livro Ketteiban Gojira Nyuumon (Edição Definitiva: Introdução a Godzilla) de autoria de Tanaka Tomoyuki (produtor de todos os filmes do Godzilla até 1995) e publicado originalmente no ano de 1984, possuindo diversas edições a medida em que os filmes da Série Heisei do personagem (1984–1995) iam sendo lançados no Japão. A edição lida por mim possui na capa uma imagem promocional do filme Godzilla vs. Mechagodzilla que foi lançado no ano de 1993, com a edição do livro lida por mim tendo sido lançada em algo em torno dessa época.

Como percebi que não faz tanto sentido deixar essas memórias naquele site falido, decidi trazer na íntegra aquela thread para cá.

Link das scans que usei como base para a leitura: https://mykaiju.com/investigating-godzilla/

Link da thread original: https://twitter.com/charizalex/status/1404969166570983426

Tréde de informações que eu achei legal do livro ‘Introdução a Godzilla’ do Tanaka Tomoyuki .

● Por passar o maior tempo no fundo do oceano, Godzilla enxerga melhor durante a noite. É dito que assim que ele sobre para a superfície durante o dia, ele demora um pouquinho para se adaptar à luz do sol.

● Godzilla tem guelras, e por isso consegue viver no fundo do oceano.

● O corpo do Godzilla constantemente produz energia radioativa, e no momento em que hiberna, uma grande quantidade é produzida e precisa ser colocada para fora. A forma que o corpo dele se adaptou para fazer isso é através do sopro atômico.

● Nesse livro, o Tanaka se refere ao sopro atômico como 放射火炎 (housha kaen), que significa chamas radioativas.

● Por ter um estilo de vida carnívoro, é de sua natureza atacar as outras criaturas, principalmente as que são maiores que ele.

● Quando invasores do espaço atacam, Godzilla entende que não só a vida na terra está em perigo, mas também a própria vida, e por isso ele instintivamente luta contra esses inimigos.

● Dos 35 confrontos que teve entre 1955 a 1993, ele venceu 24, empatou 9 (Tanaka inclui aqui o confronto final contra King Kong) e perdeu 2 (mothras larva na série Showa e Mothra+Battra na Heisei).

● A escala de tamanho dos monstros da série Showa.

● No livro ele diz que Godzilla é macho e que como existe o Minilla, provavelmente existam fêmeas de sua espécie. Ele até joga um “talvez o Godzilla de 1954 possa ter sido uma fêmea”, mas simplesmente não elabora a frase e fica por isso mesmo, hahaha

● O livro também traz essa informação que eu havia comentado ter lido em outro livro sobre o Anguirus

No livro Toho Tokusatsu Zen Kaijuu Zukan (2014) é dito que os Anguirus da Série Showa possuem cérebros espalhados pelo corpo, o que os torna monstros bem ágeis. Tá aí uma informaçãozinha que não tem na Wikizilla.

Toho Tokusatsu Zen Kaijuu Zukan (2014)
Toho Tokusatsu Zen Kaijuu Zukan (2014)
Toho Tokusatsu Zen Kaijuu Zukan (2014)

● De acordo com esse diagrama, o cérebro de King Ghidorah fica no tronco ao invés das cabeças (circulado em vermelho). É dito que a única coisa na qual ele pensa é em destruir todas as criaturas.

Circulo vermelho feito por mim

● O livro apresenta três ‘batalhas dos sonhos’ que nunca aconteceram na série Godzilla.

1 — Godzilla vs. Mogera: Em uma invasão dos misterianos à Terra, as duas criaturas inevitavelmente se enfrentariam, porém Mogera não iria suportar o poder das chamas radioativas de Godzilla.

● 2 — Godzilla vs. Sanda e Gaira: Ao tirar uma soneca em uma pequena ilha, Godzilla é surpreendido pelas criaturas Frankenstein que apesar de menores, conseguem trabalhar em conjunto para se sobressaírem. Não é dado um vencedor, mas entende-se que aqui Godzilla não leva a melhor.

● 3 — Godzilla vs. Gezora: Aqui Gezora surpreende Godzilla o atacando pelas costas quando ao vê-lo no fundo do oceano; no entanto, em uma batalha entre duas criaturas que se sobressaem no fundo do mar, é muito difícil saber o vencedor. O livro deixa o resultado em aberto.

● É dito que a habilidade do sopro atômico está relacionada diretamente com o teste nuclear que despertou Godzilla. Dessa forma, Tanaka cria uma teoria de que Minilla também consegue utilizar essa habilidade por causa que sua mãe foi exposta a esse mesmo teste durante a gravidez.

● O livro apresenta três estratégias que a humanidade pode usar para conter Godzilla.

1 — Capturá-lo com choques elétricos

Ele é fraco contra choques elétricos altamente potentes. Colocando dispositivos no mar que executam choques de 20 milhões de volts é possível nocauteá-lo.

● 2 — Derrubá-lo em um buraco congelante

Um veículo carregado de isca é o suficiente para chamar sua atenção e levá-lo para uma armadilha: um buraco que em seguida será preenchido com nitrogênio líquido de -200°C e tampado com isolante térmico, o congelando por até 200 anos.

● 3 — Cercá-lo com uma cúpula refletora

O cercando com veículos com poder de refletir as chamas radioativas para o próprio monstro, é possível danificá-lo sem muito esforço. Junto disso, tendo outro veículo despejando gás anestésico pode ser o suficiente para colocá-lo para dormir

● Para finalizar, tem uma informação do Godzilla de 1954 nesse livro que acabei usando em meu vídeo e que estava me esquecendo de colocar aqui também. (Link do vídeo: https://drive.google.com/file/d/1h7-v1JurwL81Anek3jABJ9KlaOPzrA2U/view?usp=drive_link).

--

--

Chari
Chari

Written by Chari

0 Followers

Chari (se lê tchari), ou Alex para os íntimos. Dono do canal Charizalex no YouTube. Jogos, quadrinhos, sengoku jidai e kaijuu eiga. PIX: charizalex@outlook.com

No responses yet