[MOVIES] The Garden of Words (Anime Netflix)

Animação japonesa do estúdio CoMix Wave Films sobre duas pessoas que se encontram no mesmo jardim em dias de chuvas.

Está disponível no Netflix a animação japonesa The Garden of Words (Kotonoha no Niwa), ou O Jardim das Palavras, produzida em 2013 pelo estúdio CoMix Wave Films, dirigido por Makoto Shinkai. Fiquei apaixonado pela história e pelos gráficos. Uma sutileza incrível, delicada, leve e linda!!

O enredo é bem simples e direto, em dias de chuvas duas pessoas matam suas manhãs num jardim, matando tempo com livros ou desenhando. Um jovem e uma mulher um pouco mais velha do que ele. Aos poucos vamos conhecendo cada um e suas personalidades. A história começa em Junho, período de chuvas no Japão. Os dois personagens sempre voltam para o mesmo lugar de antes. Coincidentemente, estava assistindo em casa, com muita chuva também, cenário perfeito hahahaha

O jovem chama-se Takao Akizuki, um estudante que quer se tornar um sapateiro profissional. Ele reclama que manhãs de chuvas são terríveis para pegar metrô e por isso prefere fugir para o jardim em dias chuvosos. Ele está sempre com seu caderno de desenhos, rabiscando pés e sapatos. Aparece ele na escola e nos trabalhos de “bico”, mas ele está sempre virado para as janelas, pensando na vida, em seu futuro… Fiquei impressionado com a linda animação! É muito bonito ver ele desenhando, o lápis traçando o sketch, muito bem feito!! Pausei várias vezes para observar os detalhes hahahaha

A mulher chama-se Yukari Yukino, uma misteriosa moça que têm a mania de tomar cerveja com barras de chocolate. Ela aparenta estar apreensiva em todas as cenas, mas vai se soltando conforme vai conversando com Takao. Sempre mostrava ela acordando em seu apartamento, com aquela vontade de não querer sair da cama em dias ensolarados, mas super disposta em dias de chuva.

Os dois personagens estão cheios de problemas em suas vidas pessoais, mas ao chegar no jardim, em dias de chuva, conseguem esquecer seus problemas e apreciar um a companhia do outro. Esse anime me seduziu, tem muitas cenas externas belíssimas! Todas as cenas têm minuciosos detalhes a serem observados. A planta balançando, o passarinho voando, o nascer do sol, as nuvens, a cidade acontecendo, as ondas de um pingo de chuva no lago, as pessoas andando no trem… Uma cena mais bonita que a outra. Como desenhista e designer, fiquei BEM encantado.

Os meses se passam bem rápido, de acordo com a história, de um jeito sutil e delicado. A temporada de chuva dá lugar ao calor do verão, com dias ensolarados, para a tristeza dos dois personagens, fãs das manhãs chuvosas. Eles tem um ponto em comum que demora um pouco para ser revelado, o que desequilibra sua relação.

O filme tem apenas 40 minutos, é muito rápido, mas achei tão bem construído, tão bonito, fiquei com vontade de mais dos dois personagens, que são tão completos e bem construídos.

Assista esse filme num dia de chuva, a animação é impecável, dá muito gosto de ver, de tão bem feita que é. Fiquei apaixonado pela sutil trilha sonora e a história tão fofa, correu várias lágrimas no final, me emocionei hahahaha (sempre choro em filmes assim, que me envolvo). Divirta-se! Trailer


Originally published at chasefaster.com on June 6, 2016.