Crenças Poderosas Parte 1/3:

Crenças Geram Realidade — Comprovado!

Crenças são pensamentos — normalmente ditados curtos — que nossa mente sempre grava com alguma emoção. Sobretudo na infância, com o cérebro ainda em formação, o inconsciente (a parte mais profunda da mente) fica “aberto” a essas novas crenças.

Assim tudo é que dito pelos pais; familiares; professores; mídia e outras pessoas fica profundamente gravado em nossa mente e, consequentemente, em nossa estrutura cerebral.

As crenças então, se tornam “verdades”. Coloquei entre aspas, porque essas verdades são relativas, ou seja, dependem do ponto de vista de cada pessoa. Uma mesma crença pode ser observada de maneiras muito diferentes por cada pessoa.

Essas verdades acabam determinando nossas ações e resultados que colhemos em nossas vidas. É um processo tão poderoso que a maioria das pessoas desconhece que agem baseado em suas crenças e emoções.

Toda crença para ser gravada na mente, precisa de uma emoção. Existem basicamente duas emoções dominantes: Amor ou Medo. Nosso sistema límbico do cérebro é o responsável pela gravação dessas crenças. O sistema límbico é nosso sistema emocional.

Sabendo disso, a mídia usa isso constantemente para gravar crenças na mente das massas. Esse processo, muito sutil, é muito poderoso para induzir comportamentos na maioria da população. E muitas dessas crenças são crenças gravadas com sentimentos negativos tais como: medo, ódio, raiva, stress, pânico.

Vamos pegar por exemplo os jornais que adoram relacionar dinheiro fácil com coisas negativas: corrupção, falta de honestidade, etc. Essa “ideia” é vendida sempre associada a algum sentimento ruim. Veja que a mídia faz para ser assim — provocar emoções sem que a pessoa perceba e assim, gravar crenças no inconsciente da pessoa.

A partir do momento que essas crenças são gravadas, elas irão fazer você começar a ter determinados comportamentos, ações e resultados. Afinal a crença começa a operar e é ai que se tem coisas boas ou não.

Exemplificando. Vamos dizer que você tenha ouvido muito a frase: “Emagrecer é difícil”. Como você ouviu muito essa frase quando criança, toda vez que tenta iniciar um regime, dieta ou programa de exercícios para emagrecer acaba se sabotando em seus esforços. Emagrecer pra você acaba de tornando um martírio. Assim, seu inconsciente dará um jeito de reforçar aquela crença em seus esforços para emagrecer.

Você poderá começar uma dieta e parar, poderá fazer academia e parar, irá deixar de fazer exames médicos. E vendo tudo isso, sua mente ainda vai te dizer: “Viu, não te disse que emagrecer é difícil mesmo?” . E assim seu inconsciente reforçará ainda mais essa crença.

Nossa mente atua como um verdadeiro “scanner” percebendo situações para tentar proteger e validar essas crenças. É por isso que tornar-se consciente das nossas crenças é o primeiro passo para modificá-las.

No próximo artigo, falaremos melhor sobre esse processo de modificação das crenças.

Até lá,

Chefferson Amaro

Chefferson Amaro: Terapeuta Libertacional; Escritor e Coach de Desenvolvimento Pessoal. Já foi empresário, funcionário público e hoje dedica-se a cursos, seminários, livros e atendimentos terapêuticos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Saiba Aqui Como Ter uma Melhor Saúde Física, Mental e Emocional.