Crenças Poderosas Parte 2/3:

Validando Suas Escolhas

Como disse no primeiro artigo dessa série, as nossas crenças são gravadas em nossa mente, criam caminhos neurais — ligação energética entre os neurônios do nosso cérebro — que determinam nossas ações, comportamentos e resultados.

Disse também que nossa mente atua como um verdadeiro “scanner” sempre procurando situações, eventos e experiências para ampliar e defender nossas crenças. Assim sempre nossa mente acaba atraindo fatores e experiências condizentes com essas crenças.

Toda crença procura se auto-reforçar a todo custo. É por isso que crenças acabam se tornando inconscientes, ou seja, você esquece-as de maneira consciente e elas viram uma espécie de “piloto automático”.

Crenças Positivas — Fabricando Seu Ouro!

Existem basicamente dois tipos de crenças: as crenças Expansivas e as Limitantes. Crenças Expansivas são aquelas que permitem resultados positivos e que colaboram, portanto, nos nossos objetivos. Crenças limitantes são crenças que atraem resultados indesejados.

Embora toda a crença seja limitante em si (ela tem um limite de até onde se pode ir), as crenças podem ser modificadas ou melhoradas. E o segredo para isso é tornar CONSCIENTE dela. Ou seja, aceitá-la e trabalhar para modificar essa crença (assunto do próximo artigo).

Quero terminar esse artigo explicando um pouco o processo de autossabotagem que ocorre em todas as pessoas, em níveis maiores ou mínimos.

A Autossabotagem são os comportamentos que reforçam as crenças limitantes. Por exemplo: falta de disciplina, preguiça, inércia, distrações, desistir fácil dos objetivos, são alguns exemplos comportamentais de autossabotagem.

Ela — * Autossabotagem* ocorre quando você sabota seus esforços para se atingir o que se quer, porque tem gravado na sua mente crenças limitantes a determinados assuntos de sua vida.

Gosto de citar exemplos fáceis pra entendimento. Em meus Atendimentos Terapêuticos no Skype em média 50% dos atendimentos são relacionados a relacionamentos afetivos (namoro, ficada, casamento, noivado).

No primeiro atendimento gosto de fazer uma análise profunda do que está na mente da pessoa (crenças). Entrevistando uma cliente, descobri que ela tinha profundamente gravada a crença: “homem não presta”. E como você acha que eram os relacionamentos afetivos — namoros- dessa mulher? Ela sempre atraia homens que traiam sua confiança (famoso chifres).

Preservando a situação e nome da cliente, trabalhamos isso nela. Com o uso de Ho’oponopono, arquétipos e outras ferramentas terapêuticas simples, foi possível modificar essa crença. Ela passou a gostar mais de si mesma, e através da terapia online, foi possível programar na sua mente a crença: “Adoro homens amorosos.”. Em poucos meses, ela começou um relacionamento afetivo com um homem que a trata muito bem e está feliz com a relação.

Isso pra mim é a garantia comprovada de que a mudança de crenças geram uma Realidade Melhorada e assim resultados melhores nas mais diversas áreas da sua vida.

No próximo artigo, vou explicar um processo simples e fácil para descobrir suas crenças e, portanto, ter a base para modificá-las.


Chefferson Amaro Terapeuta Libertacional; Escritor e Coach de Desenvolvimento Pessoal. Já foi empresário, funcionário público e hoje dedica-se a cursos, seminários, livros e atendimentos terapêuticos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Saiba Aqui Como Ter uma Melhor Saúde Física, Mental e Emocional.