Crenças Poderosas Parte 3/3:
Como Identificar Crenças e Mudando-as

Como disse nos dois primeiros artigos, sobre como as crenças influenciam nossas vidas positivamente ou negativamente nossas vidas, decidi dividir em 3 partes essa série de artigos… Considero FUNDAMENTAL a Leitura dos dois primeiros artigos, segue o link:
CLIQUE AQUI PARA LER O PRIMEIRO ARTIGO
CLIQUE AQUI PARA LER O SEGUNDO ARTIGO
Agora nesse terceiro artigo, pretendo compartilhar com você uma dica prática para identificar suas crenças e modificá-las. O problema não são as crenças conscientes, pois você tem ciência delas. A questão são as crenças inconscientes — aquelas que não temos ciência que temos gravada em nossas mentes.
Normalmente, são as crenças inconscientes que governam a vida. Estar consciente delas é o primeiro passo para uma mudança positiva: ao se detectar uma crença limitante e indesejada, você não precisa ficar se culpando; basta torna-lá consciente e modificá-la.
Lembrando que uma crença é apenas um pensamento repetido muitas vezes associado a uma emoção. Normalmente crenças repetidas associadas com sentimentos positivos como: amor, admiração, alegria; tendem a ser crenças libertadoras e positivas. E crenças repetidas associadas com sentimentos negativos como: depressão, tristeza, raiva, medo, ódio, desânimo tendem a ser crenças negativas.
Não é, claro, uma fórmula pronta. Podem existir crenças ilusórias e limitantes anexadas a sentimentos positivos, assim como podem existir crenças negativas associadas a sentimentos negativos.
Mas não se preocupe com isso agora. O importante é o que vou compartilhar contigo agora — COMO SABER QUAIS SÃO AS SUAS CRENÇAS ESCONDIDAS.
Escreva num caderno um desejo seu numa frase curta e específica. Por exemplo: “Desejo Encontrar um Namorado(a) lindo(a) e amoroso(a).”
Agora escreva novamente a frase na linha de baixo e acrescente as frases: “mas não consigo porque” ou “mas não posso porque” ou “mas não é justo porque”. Por exemplo:
“Desejo encontrar um Namorado(a) lindo(a) e amoroso(a) mas não consigo porque…”
OU
“Desejo encontrar um Namorado(a) lindo(a) e amoroso(a) mas não posso porque…”
OU
“Desejo encontrar um Namorado(a) lindo(a) e amoroso(a) mas não é justo porque…”
Escolha uma frase e escreva após o “porque” as frases que vierem a sua mente. Não raciocine, APENAS ESCREVA! Todas essas frases são crenças suas! Garanto que você irá se impressionar com o conteúdo do que você escreveu.
Feito isso, agora é hora de analisar com honestidade:
- Quais os resultados e comportamentos que essas crenças tem gerado em minha vida?
- Essas crenças são positivas pra mim ou não?
- Se forem negativas ou limitantes, como posso trocá-las?
- Qual nova crença vai me permitir ter melhores resultados?
Para se trocar novas crenças, eu uso EFT que é uma ótima técnica para limpar a energia e as emoções associadas com aquela crença. Assim você deixa seu lado emocional pronto para gravar uma nova crença… mas isso é assunto para um próximo artigo.
Afetuoso abraço,
Chefferson Amaro

Chefferson Amaro Terapeuta Libertacional; Escritor e Coach de Desenvolvimento Pessoal. Já foi empresário, funcionário público e hoje dedica-se a cursos, seminários, livros e atendimentos terapêuticos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Saiba Aqui Como Ter uma Melhor Saúde Física, Mental e Emocional.