Percepção e Julgamento nas Redes Sociais

O tempo avança e com ele a Consciência também.

Hoje vi o vídeo de um grande brother meu o Jeffrey Haiduk — meu grande amigo há mais de 20 anos! Nele meu amigo aborda o tema sobre espalhar mentiras e Negação da Realidade: as pessoas espalham notícias mentirosas pela internet (redes sociais principalmente) e depois, por orgulho do ego, se negam a admitir que espalharam tais mentiras. O link do vídeo é esse abaixo:(recomendo que assistam e conheçam o trabalho dele de Escritor da Super Ficção OCB):

Uma coisa que, não posso falar por outras nações, mas algo que tenho notado é como o Senso de percepção e de julgamento dos brasileiros em geral está deformado; muito deformado. Sobre esse assunto o filósofo Olavo de Carvalho discorreu brilhantemente em seu artigo no facebook:

TODOS NÓS, que fomos criados no Brasil, recebemos o impacto de um caos mental intolerável, e sofremos, por isso, de GRAVES DEFICIÊNCIAS DE PERCEPÇÃO E DE JULGAMENTO.
Percebemos mal a relação tempo-espaço, as conexões causais na vida prática, o nexo de ação e resultado, os valores e proporções na vida moral, etc. Enfim, NÃO SABEMOS VIVER. Tive a sorte de perceber isso quando era ainda um adolescente, mediante o confronto do meu desempenho na vida com o de pessoas de origem européia recente. Cheguei à conclusão de que eu era um sonso, um bobão em toda a linha. Fiquei estarrecido e comecei um trabalho de auto-reforma que levou mais de vinte anos.

Ao ver o vídeo sobre espalhar as farsas, decidi escrever esse artigo para alertar a todos (eu incluso) sobre COMO PERCEBEMOS AS COISAS e EMITIMOS JULGAMENTOS PRÉVIOS COM BASE NAS PARANÓIAS DAS NOSSAS CABEÇAS!

E isso serve tanto para espalhar notícias falsas — e negativas — como o caso da manchete do golfinho, quanto para julgar as coisas sem ter um mínimo de ciência dos fatos (algo que não temos, porque pra julgar alguém normalmente não temos toda a informação).

Por exemplo, na semana passada, um monte de gente gritou, julgou e criticou uma dona de casa por postar foto de seu filho de 8 anos lavando a louça!

Gente que mundo louco politicamente correto é esse?

Bem não vou mais falar nada da GERAÇÃO MIMIMI que reclama de tudo sem refletir um mínimo… afinal vomitar coisas no teclado ou no smarthphone é a coisa mais fácil que tem: qualquer um pode fazê-lo; agora ficar estarrecido consigo mesmo como eu fiquei na vida e melhorar a si mesmo é o ponto como disse o Olavo nesse artigo acima.

https://www.youtube.com/watch?v=iNrxAWV8j1A

É isso, e por fim admiro-te Jeffrey por dizer que a mentira pode ser usada para o bem e concordo contigo: o cérebro na verdade pode se apegar a uma “boa mentira” e milagres podem acontecer, como já vi muito acontece, mas isso é matéria pra outro artigo rssssssssss.

Grande abraço a todos,

Chefferson Amaro