Curso de Gratuito de Coaching para você Aprender o que é Coaching

Estou montando um curso gratuito para pessoas que não sabem o que é coaching.

O curso será dividido em séries, onde vou explicar o que acontece durante uma sessão de coaching, como o cliente/coachee deve se comportar e o que ele deve esperar do seu coach.

No curso também será abordado sobre:

  • Para que que serve de fato coaching
  • Como escolher um bom profissional coach
  • Quais são os tipos de processo de coaching
  • O que NÃO é coaching
  • Mitos sobre a profissão e sobre a metodologia
  • A média de preço de um processo de coaching

Vou utilizar o material que trouxe da Holanda, de quando fiz o curso lá. Vou colocar fontes e também vou dividir a minha experiência como coach e coachee, ou seja, como profissional e como cliente.

Vou primeiro disponibilizar em textos e conforme eu for gravando os vídeos, vou anexando aos textos.

Muitas pessoas que não tem a menor ideia do que é coaching e sequer pagaram um bom processo de coaching andam falando besteiras por aí.

Acredito que a falta de informação é uma das maiores causas da ignorância e o motivo de muitas pessoas cometerem o vexame de saírem repetindo que nem papagaios um bando de baboseira.

Pretendo utilizar uma linguagem informal e de fácil entendimento, sem a pretensão de formação, longe disso!

Só quero ajudar as pessoas a serem mais esclarecidas sobre o assunto, a diminuir o preconceito e alertar sobre falsos profissionais.

Não vou citar nomes, pois não é minha intensão gerar nenhuma polêmica, nem criticar, nem fazer intriga. Já posso adiantar que existem muitos profissionais com certificado ostentando que são de escola de elite, que são oficiais, mas que não fazem coaching, fazem marketing e vendas (não é só quem não tem certificado, aliás, coaching não é profissão regulamentada no Brasil).

Além disso, existem muitos picaretas por aí vendendo cursos que se intitulam coaches.

Espero que com este curso você possa entender o que realmente é coaching, e na hora de decidir contratar um profissional, você tenha informações suficientes para avaliar se está contratando um bom profissional.

Você pode sim comprar um curso, ter acesso a conhecimento. Um profissional coach deve sim ter conhecimento de marketing e saber vender seus serviços. Não vamos ser hipócritas! Precisamos achar um ponto de equilíbrio.

A melhor forma de nós como profissionais nos diferenciarmos-nos dos demais, é falarmos claramente o que é curso, o que é mentoria, o que é coaching e o que é consultoria ao vender nossos serviços. E evitar abusar de acionadores mentais, o que venho observando pessoas reclamando desse marketing agressivo.

É importante termos o discernimento de que existem bons e maus profissionais em todas as áreas. A picaretagem rola solta na área da medicina, direito, política, religião e em todo o tipo de comércio.

Generalizar é a arte de expressar a ignorância. E como eu disse anteriormente, o melhor antídoto para a ignorância é o conhecimento.

Leia, informa-se e não generalize, essa é a chave para não cometermos injustiças.

No próximo post já vou começar com a primeira parte de curso.

Até lá!