Criando o seu primeiro e-commerce utilizando a plataforma open-source Shuup — Parte 1

Shuup Inc.

Traduzido da versão em inglês

Esta é a parte 1 de uma série de como instalar, configurar, desenvolver e publicar comércios eletrônicos utilizando Shuup, uma plataforma open-source desenvolvida em Python e Django.

Eu vou tentar explicar os conceitos fundamentais por trás da plataforma, criando uma loja examplo e desenvolvendo alguns módulos, templates e outros tipos de plugins.

Você pode ter acesso ao código fonte da plataforma Shuup no GitHub.


Instalação

Eu assumo que você tenha algum conhecimento em Python, Django e virtualenv.

Neste post, vamos utilizar o Python 3.5, mas você pode usar Python 2.7 ou outra versão mais atualizada, que é recomendado.

Vamos começar criando e ativando a virtualenv em um diretório qualquer do seu computador:

virtualenv venv
source venv/bin/activate

Agora vamos instalar o Shuup:

pip install shuup

A instalação pode levar algum tempo, especialmente para fazer o download, pois o projeto possui muitas dependências de terceiros.

Depois da instalação, vamos migrar o banco de dados para criar as tabelas. O Shuup já contém um módulo com configurações básicas do Django utilizado para desenvolvimento e testes e nós vamos utilizar ele em nossos primeiros passos:

python -m shuup_workbench migrate

O Shuup é basicamente um aplicativo Django. Sempre que criamos um novo projeto Django, nós geralmente executamos o comando de gerenciamentostartproject. O comando gera a estrutura inicial do projeto que inclui um arquivo settings.py. Este contém as configurações do projeto. Como o Shuup já possui este arquivo com configurações básica e neste post estamos apenas dando uma olhada na plataforma, vamos deixar para fazer estas configurações manuais depois. Eu volto a falar disso nos próximos posts.

Você pode dar uma olhada no código fonte do arquivo de configurações se você quiser. Ele configura um banco de dados SQLite como padrão, uma boa e rápida opção para desenvolvimento e testes.

Dito isso, vamos inicializar a plataforma utilizando o comando de gerenciamento shuup_init:

python -m shuup_workbench shuup_init

O comando cria os objetos mais básicos e necessários para executar a plataforma, como uma loja inicial, estado de pedidos, moedas e outros. Se você não executar este comando e abrir a loja virtual no navegador, você vai ver uma mensagem de erro que diz No Shop!. Basicamente você precisa de ao menos uma loja pra começar.

Agora precisamos de um super usuário para gerenciar a plataforma. Vamos executar o comando de gerenciamento do Django createsuperuser:

python -m shuup_workbench createsuperuser

Siga os passos para ter o seu super usuário.

Executando

Agora vamos executar o nosso servidor de desenvolvimento e ver o resultado:

python -m shuup_workbench runserver

Acesse http://localhost:8000/ para ver uma linda mensagem de aviso:

Shuup em modo de manutenção

Perfeito! Nossa instância com o Shuup está rodando! Vamos configurar nossa loja entrando na URL de Administração: http://localhost:8000/sa/. Preencha o formulário de autenticação com os dados do super usuário que você criou anteriormente e pressione Login.

Bem vindo ao Painel de Administração do Shuup. Você vai ver um wizard para ajudar a configurar a sua loja. Este wizard é totalmente customizável e nós vamos ver como criar mais passos (ou até mesmo remover alguns) nos próximos posts. Nota: você pode alterar todas as informações que você preencher mais tarde, então não se preocupe se você informar algo errado, o propósito deste wizard é configurar a sua loja o mais rápido possível.

Você vai perceber que a interface está no idioma inglês, isto porque eu geralmente deixo meu sistema operacional e navegador neste idioma, mas se no seu caso ele estiver em português, a interface deve se adaptar de acordo.

O primeiro passo é preencher as informações básicas da sua loja. Sinta-se a vontade para preencher o formulário com dados fictícios (ou não).

Configurando informações básicas da loja

O segundo passo lista os meios de pagamento disponíveis a serem habilitados. Como não temos nenhum módulo adicional de meio de pagamento, vamos habilitar o padrão do Shuup, o pagamento manual. Nós precisamos de ao menos um meio de pagamento ativo, então clique em ativar e bote algum nome para ele.

Habilitando o meio de pagamento manual

O terceiro passo lista os módulos de entrega disponíveis, e de novo, não temos módulos adicionais habilitados, então vamos apenas habilitar o padrão do Shuup. Repita o passo anterior para continuar.

Habilitando o método de entrega manual

O quarto passo lista os temas disponíveis. Selecione um tema e vamos em frente. Infelizmente, o Shuup ainda não possui uma pré-visualização dos temas padrões, mas quando temas de terceiros são adicionados, eles oferecem pequenas imagens para ajudar a selecionar a melhor opção para a sua loja.

O quinto passo exibe opções de páginas CMS iniciais a serem criadas, como Política de Privacidade, Sobre nós etc. Você pode desmarcar as páginas que você não quer. Ele também exibe a opção para configurar o sistema de notificações para que um e-mail seja enviado ao consumidor assim que ele criar um pedido. As páginas CMS e a notificação são criadas com base nos templates padrões do Shuup. Você pode alterar o conteúdo dos mesmos mais tarde. Deixe todas as opções ativas para você ver o que ele gera.

Criando páginas iniciais e notificações

Finalmente, o sexto passo exibe opções para criar Categorias e Produtos fictícios, além de um carrosel exemplo, para que você possa iniciar com uma loja pronta para ser testada. Os objetos fictícios podem ser facilmente removidos depois de finalizar os testes. Marque todas as opções e finalize.

Criando objetos fictícios para testar a sua loja

Agora você será guiado através de um pequeno tour nos recursos básicos da plataforma. Não se sinta envergonhado e acompanhe o tour até o final, ele é muito importante para te ajudar a entender o ambiente de administração.

O Shuup apresenta todos os passos necessários para que você possa publicar a sua loja e sair do modo de manutenção. Você ainda precisa completar dois passos finais: adicionar um logotipo e criar outros usuários para te ajudar a gerenciar a loja.

Passos iniciais para publicar a sua loja

Vá em frente e envie um logotipo. Coloque uma imagem fictícia agora se quiser. Depois crie um usuário qualquer e publique a loja.

Sua loja está no ar! Acesse http://localhost:8000/ novamente e veja sua loja funcionando:

Página inicial da loja quando ela está no ar

Agora, explore a plataforma Shuup, tanto o frente de loja quanto o painel de administração. Faça testes com os recursos, isso vai te ajudar no entendimento das coisas. Nós vamos ver muitos conceitos nos próximos posts através de exemplos do mundo real.

Se você tiver alguma dúvida, pergunte! Eu ficarei muito feliz em responder e te ajudar. Você também pode entrar em contato com o time do Shuup no Gitter.im e também no GitHub. Ficaremos contentes em receber pull requests com melhorias, novos recursos e, claro, correções de bugs. Em nosso próximo post vamos ver como podemos adicionar módulos ao Shuup de diversas maneiras para moldar a plataforma aos requisitos do seu projeto. 🎉