#EMILI

CHINA-FOTOJORNALISMO
2 min readFeb 1, 2015

--

Emili é uma garotinha de apenas 6 anos de idade que já enfrenta a realidade do Brasil e no estado de Minas Gerais.Sua família faz parte da comunidade Guarani Kaiowa que em 2014 estavam sobre ameaça de despejo iminente. O assentamento urbano onde a sua família vivia fica na terceira maior cidade do estado, Contagem que é parte da região metropolitana de Belo Horizonte.

O que mais me chamou atenção no momento em que fotografei a garotinha foi o ar de esperança que ela me passou pelo seu sorriso e eu a retribui com um sorriso também, foi quando ela se aproximou de min e perguntou meu nome, eu disse o meu apelido a ela e a garotinha soltava rizadas infinitas.

Fui conversando com a menina que com todo seu charminho feminino ia arrumando os cabelos enrolados que se atrapalhavam com o vento da metrópole,na curiosidade de saber o que se passava na cabeça dela eu perguntei se sabia o que fazia la de frente ao Tribunal Estadual de Justiça (TJMG) e ela me disse as seguintes palavras :
“Eu não sei porque estou aqui,mais sei que deveria estar na escola hoje…” perguntei a ela se ela gostava da escola e a resposta foi “claro que gosto,la eu aprendo muito,e tenho meus amigos mais não sei quando vou poder voltar…”

Nesse dia as famílias ocuparam por cerca de 24h até o momento do julgamento que iria pressionar por um veredito favorável às famílias e com isso dando a garantia e direito à moradia.

China (BY-NC-ND)

--

--