Florianópolis: Nota Fiscal Eletrônica Automática virou realidade

No dia 15 de agosto de 2011 a Prefeitura de Florianópolis/SC lançou oficialmente a Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônicas (NFPS-e), também conhecida como Nota Fiscal eletrônica municipal.

Desde seu lançamento o município disponibiliza um aplicativo desktop próprio para seus contribuintes emitirem a nota fiscal eletronicamente, entretanto, quem precisa emitir uma quantidade considerável de nota ficou encurralado em um processo bastante manual e burocrático.

Programa desktop da PMF para emitir a NFS-e

Apesar da NFS-e não seguir um modelo nacional muitas prefeituras disponibilizam uma forma de integrar automaticamente com seus sistemas, sem precisar interagir manualmente com suas interfaces visuais.

Se tratando de uma capital importante, era obviamente esperado que Florianópolis também disponibilizasse algum mecanismo do gênero, mesmo que adaptado de seu jeito.

Coloca "adaptado de seu jeito" nisso…

Para quem precisa emitir nota fiscal em quantidade a PMF disponibilizou uma funcionalidade de importação de arquivo em formato XML que precisa ser realizado manualmente nesse mesmo programa usado por quem emite pouco.

Consigo até imaginar a felicidade que o financeiro da ResultadosDigitais e da Contentools deve sentir com isso.

É claro que não para só por aí.

Praticamente todos os campos da nota fiscal são obrigatórios, incluindo os campos do endereço, email e o telefone.

(e quando o cliente é do exterior? sim, é bem divertido também!)

Imagina quem vende em escala pela internet e precisa diminuir os campos do checkout para aumentar suas conversões? Enfim, assunto para outra hora.

Se está ruim para o contribuinte, imagina para fornecedor de sistemas de gestão…

Sempre que um fornecedor de software (ERP ou afim) precisa atender uma prefeitura que não disponibiliza integração automática, ele tem geralmente 2 opções:

  • Não atender a NFS-e
  • Disponibilizar um arquivo para ser baixado e inserido no sistema da prefeitura, e, potencialmente, uma forma de voltar o arquivo de retorno da prefeitura.

Por, até então, disponibilizarmos para os nossos clientes do eNotas a segunda opção, sabemos muito bem como é desafiador prestar um excelente suporte ao usuário que precisa emitir centenas ou milhares de notas fiscais nesse tipo de prefeitura.

Com isso, muitos fornecedores optam pela primeira opção com a possibilidade de migrar para a segunda quando a demanda local crescer.

(Talvez ela não cresça tanto pois o cliente partiu para outra alternativa)

No nosso caso é um pouco pior visto que lidamos com grandes emissores que vendem online em situações bastante atípicas.

A chegada do Gateway em Florianópolis

Este mês começamos a migrar clientes do eNotas antigo para uma versão nova que utiliza o nosso Gateway, e, como uma de suas premissas é disponibilizar a nota fiscal eletrônica de serviço automática em qualquer prefeitura…

Florianópolis/SC não iria ser uma exceção

Nossos gênios geeks implementaram a mesma mágica que aplicamos em outras prefeituras (Indaiatuba, Jaboatão dos Guararapes, etc.) que não disponibilizam webservice nem API e liberaram no eNotas Gateway a integração com Floripa.

1 Simples API REST = NFS-e Automática em Florianópolis

Toda a infraestrutura do eNotas Gateway está agora disponível para Florianópolis/SC, o que significa que você pode…

  • Emitir nota fiscal eletrônica automaticamente com 1 requisição simples
  • Esquecer a troca de arquivo manual de um sistema para o outro
  • Dormir tranquilo mesmo que a prefeitura esteja fora do ar ou instável pois você nem ficará sabendo disso
  • Disponibilizar um link público para o PDF ou XML de sua nota fiscal no seu portal para o seu cliente
  • Esquecer o botão enviar email pois agora isso é automático também
  • ……

Vou parar por aqui, afinal, tudo que está no eNotas Gateway está disponível para a capital de Santa Catarina.


Deixe eu ver como funciona…

Hora de relembrar um pouco minhas origens nerds esquecidas há alguns anos para gerar essa NFS-e automaticamente usando o Gateway.

(mentira, usei a documentação interativa da plataforma para gerar esse exemplo)

Emissão

Retorno da consulta

Não vou me estender nesse aspecto já que você pode simplesmente fazer contato com nossa equipe através do nosso site e lhe orientaremos melhor.

Agora só depende de você

E aí, vai continuar perdendo tempo transferindo arquivos e vendo aquelas mensagens de erro estranhas do programa da PMF?

A escolha agora é só sua ;)

Quer mais atualizações sobre o eNotas Gateway?

No final de cada post do blog do eNotas Gateway é possível inserir seu email para receber algumas atualizações do Gateway e da NFS-e em geral.