Por que o Design importa?

O processo de construção de uma marca propõe vários bons desafios. Um dos que vivenciamos aqui no marketing da Barco é como, com tantas linhas e diferentes produtos que estamos lançando no mercado, comunicamos a nossa main brand, de forma clara e não invasiva. Afinal, nossas cervejas e seus diferentes estilos acabam sendo, muitas vezes, protagonistas e propagando muito a marca, como a Thai (Weiss com Gengibre) e a San Diego (American Pale Ale).

Aí é que entra o Design.

Para um bem de consumo, a importância (estética e funcional) do design já é obrigação e faz tempo. Mas tem mais que isso. A estratégia da arquitetura do portfólio da marca não está ali só pra se fazer de bonita. Só para visualizarmos bem, tem três campos que ela nos ajuda aqui no nosso negócio:

  1. Auxilia internamente nos processos rotineiros da fábrica: separação de material, volume de produção, organização de estoque, previsão de venda, etc.

2. Ajuda as equipes de vendas, orientando o discurso comercial e o foco de mercado de cada linha e seus produtos.

3. Na comunicação: o volume de informação e frequência de disseminação da mensagem em cada canal ou ponto de contato da marca com o consumidor. Aqui é que os processos tem que estar alinhados: onde, quando e como cada linha e seus produtos devem e vão ser comunicados.

Compilando tudo isso, usando com organização e disciplina, o trabalho de comunicar hierarquicamente a marca mãe e de forma certeira as suas sub-marcas, se torna um deleite pra quem está a frente do negócio.

Selo corporativo. Pra quem não sabe, o triângulo representar as três forças iniciais da empresa: (consumidores, cervejeiros caseiros e a própria Barco)

Hoje a Barco conta com três linhas de produtos e nove cervejas, com previsão esse ano de mais três linhas e mais alguns estilos de cervejas. Importante ressaltar que cada linha tem seu papel e objetivo a cumprir na estratégia como um todo.

Sub-marcas da Barco. Selos das linhas BeerMatch, All Day e Cluster. Vem mais três linhas com objetivos e momentos de consumo diferentes.

Ou seja, a arquitetura de marca, se bem estruturada e utilizada, é um colírio para o gestor começar a montar sua estratégia. Por isso que o design importa.

Cheers!

C.P

PS: pra quem gosta do assunto, aqui está o link que me motivou a escrever sobre esse post.