Um Estado de Liberdade – Filme 2016

Crise de Legitimidade.

Christofer Braga
Aug 24, 2017 · 2 min read

Ora, qual é a função precípua do STF, afinal, senão a de Corte Constitucional? E que é uma Constituição senão o conjunto de fatores reais de poderes e valores que uma sociedade constitui para si?

Ninguém mais fica satisfeito quando políticos ou empresários corruptos são presos. Pois, cedo ou tarde – tem sido de uma celeridade admirável – são soltos pelo STF, para desfrutarem da riqueza adquirida de forma ilícita, quando não para usarem da liberdade para continuar a delinquir – lembraremos do caso de José Dirceu que usou propina do esquema Lava Jato para ‘limpar’ sua imagem no Mensalão.

Há algum tempo nosso “Pretório Excelso” está a decepcionar com conclusões expressivamente aviltantes aos nossos valores, vergonhosamente em função de conluios pessoais e agendas ideológicas alheias ao tecido social que estrutura e determina o comportamento do brasileiro – we, the people.

A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer. – Rui Barbosa


Convém mencionar ainda, que o Direito Penal tem como uma de suas funções subjetivas a formação do senso de incumbência ética do cidadão. O indivíduo, ao sopesar as consequências decorrentes de uma delinquência, precisa saber que há uma punição prevista e que ela seguramente será aplicada caso seja julgado culpado – obviamente, para que desista de quebrar o contrato social. Conforme ensina o professor de Direito Penal, Fernando Capez:

“Na medida em que o Poder Judiciário se torna vagaroso ou omisso, ou até injusto, dando tratamento díspare a situações assemelhadas, acaba por incutir na consciência coletiva a pouca importância que dedica aos valores éticos e sociais, afetando a crença na justiça penal e propiciando que a sociedade deixe de respeitar tais valores”


Ora, democracia consiste no poder exercido soberanamente pelo povo. Não necessariamente significa seguir as vias institucionais. Nossos “excelentíssimos parlamentares”, “nobres deputados”, sempre bem vestidos e na maior vezes polidos e impecáveis em seus discursos, não inspiram mais a quase nenhum brasileiro o respeito que exigem – batendo os pezinhos como crianças na seção de brinquedos. A Nova República está falida. Aquilo em Brasília não passa de um inóspito teatrinho de papelão, perdeu totalmente seu status de representatividade popular, se é que já o teve.

Há esperanças? Sim, mas não está nas vias institucionais – não espere que o Leviatã lhe proteja dele mesmo.

Nas palavras de Reagan, a esperança está em: “nós, o Povo”

É um crítico superficial aquele que não enxerga um eterno rebelde no coração de um conservador – G. K. Chesterton

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade