Configurando Variáveis de Ambiente JAVA_HOME e MAVEN_HOME no Windows e Unix
Ao iniciarmos no desenvolvimento com Java, ou quando já programamos mas precisamos usar um computador novo, nos deparamos com o mesmo problema, que em primeira vista parece complicado mas é super simples de se resolver: configurar as variáveis de ambiente do sistema JAVA_HOME e MAVEN_HOME. Também não são poucos os casos de pessoas que pedem a outras para configurarem suas máquinas ou que pegam máquinas já configuradas e, quando precisam configurar as variáveis de ambientes, não sabem o que fazer.(Eu já fiz parte dessa estatística)
Se você se encaixa em um dos casos acima, este artigo é para você!
Bom, mas o que são essas variáveis de ambiente enfim?
São basicamente uma representação do diretório de instalação do JDK (Java Development Kit) e do Maven. Quando você os instala em sua máquina, ele cria um diretório inicial e coloca todos os arquivos necessários, inclusive os binários.
Então vamos configurar juntos as variáveis de ambiente no Windows e Unix!
Pré-requisitos
Antes de tudo você precisa ter o JDK e o Maven instalados em sua máquina, obviamente. Podem ser encontrados para download nos seguintes links:
Configurando as Variáveis JAVA_HOME e MAVEN_HOME no Windows.
Existem algumas maneiras de configurá-las mas creio que a mais simples seja esta:
- Abra o prompt de comando (tecla windows + cmd + enter)
- Digite:
setx -m JAVA_HOME "C:\Program Files\Java\jdk-xx.x.x"
Maaas, se você é do tipo que não gosta de fazer as coisas por comandos, temos uma opção um pouco mais demorada porém simples também:
- Clique na tecla windows do teclado e digite variáveis
- Selecione a opção Editar as variáveis de ambiente do sistema
- Clique no botão Variáveis de Ambiente
- Em variáveis do sistema, clique em novo. (você pode definir somente para usuário logado, mas de preferência adicione nas variáveis do sistema, para que qualquer outro usuário possa usá-las)
- Digite o nome da variável como JAVA_HOME ou MAVEN_HOME
- Digite no valor da variável o caminho da instalação. Por exemplo:
"C:\Program Files\Java\jdk-13.0.1” para JAVA_HOME"
"C:\Program Files\Apache\apache-maven-3.6.3” para MAVEN_HOME"
- Clique no botão OK
- Depois de configurar as variáveis, você deverá definir o caminho também para executar via prompt de comando.
- Selecione a variável Path e clique no botão Editar…
- Clique Novo
- Insira a representação da variável com % antes e após o nome + \bin para acessar os binários. Por exemplo: “%JAVA_HOME%\bin”
- Clique em Ok e Ok novamente para confirmar as alterações.
- Pronto! Agora precisamos confirmar se está tudo certo…
- Abra o prompt de comando e digite echo %nome_da_variável%
- Deve aparecer o caminho especificado na variável, caso não apareça, reinicie seu computador para processar as alterações.
Obs: A interface gráfica do usuário para criar variáveis de ambiente pode variar um pouco, dependendo da sua versão do Windows mas o processo deve ser o mesmo.
Configurando as Variáveis JAVA_HOME e MAVEN_HOME Unix (Linux/Mac)
Ao contrário do Windows, nos sistemas operacionais Unix não é comum fazer esta configuração de forma tão interativa, vamos ter que fazê-la via terminal, que é ainda mais rápido. (Lamento por você que não gosta)
Korn / bash shell:
export JAVA_HOME=/Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-13.0.1/Contents/Homeexport MAVEN_HOME=/Library/Apache/apache-maven-3.6.3export PATH=$JAVA_HOME/bin:$MAVEN_HOME/bin:$PATH
Bourne shell:
JAVA_HOME=/Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-13.0.1/Contents/Homeexport JAVA_HOMEMAVEN_HOME=/Library/Apache/apache-maven-3.6.3export MAVEN_HOMEPATH=$JAVA_HOME/bin:$MAVEN_HOME/binexport PATH
C shell:
setenv JAVA_HOME /Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-13.0.1/Contents/Homesetenv MAVEN_HOME /Library/Apache/apache-maven-3.6.3setenv PATH $JAVA_HOME/bin:$MAVEN_HOME/bin:$PATHexport PATH
Após configurarmos precisamos testar para ver se está tudo ok. Abra o terminal e digite echo ${nome_da_variável}:
Caso o valor especificado não apareça, reinicie seu computador para processar as alterações.
Considerações Finais
Enfim concluímos a configuração das nossas variáveis de ambientes!
Este processo se repete para a grande maioria das outras variáveis que necessitamos configurar, como, por exemplo, ANDROID_HOME, MAVEN_OPTS, ANT_HOME, etc.
Para alguns é uma tarefa trivial. Para outros, nem tanto. Mas, independente da sua "senioridade" em desenvolvimento de software, espero que este artigo te seja útil.
Peace!