A Cooptação — Aulário 14

A influência também pode ser influenciada

Cibelle Yoshino
2 min readMay 17, 2018

Antes de mais nada, devemos entender o que é a cooptação: é uma palavra usada com o sentido de ser seduzido. É um processo de significação/circulação cultural que, ao se referir à mídia, é um sistema de transformação. Ele engloba o ambiente de um sistema menor, que ao mesmo passo que é influenciado por um sistema maior, também influencia o segundo.

Na visão de Kellner, a cooptação é em sua essência um "convite" para que o externo faça parte do interno. Quando um exerce influência sobre o outro, ambas as matrizes já se tornam menos características do que originalmente seriam caso não houvesse essa cooptação, pois um já adotou características do outro, por mais sutis que sejam.

A cooptação está fortemente presente na indústria: Kylie Jenner, com sua marca de cosméticos, assume dois lados: ela dá à sua marca a imagem de simplicidade, ao mesmo passo que cobra um valor caro pelos seus produtos.

Outro exemplo notável são seus lábios. Kylie mudou muito não só sua imagem como também sua autoconfiança após tê-los preenchido. Antes, ela possuía um posicionamento em que ela não precisava mudar seu corpo, mas por influência externa, ela mudou muito seu físico.

Kylie Jenner, apesar de ser uma das maiores social influencers vivas, é alvo de muitas influências externas, e obviamente, assim como qualquer outra pessoa, será influenciada — seja sutil ou intensamente.

I still feel insecure all the time. I feel like it’s just a part of being a human being… I just learned normal is very boring.

— Kylie Jenner

A maior prova dessas influências que ela sofre e exerce é a moda em si. Kylie é conhecida por aderir a diferentes looks constantemente. Assim, ao mesmo tempo em que ela sempre muda seu visual, ela possui uma característica única, que é exatamente estar em constante mudança.

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)