Dia Mundial do Câncer: teste seus conhecimentos sobre a doença

Ciências Médicas
3 min readFeb 1, 2018

Você sabia que levar uma vida saudável é a maneira mais simples de frear o avanço dos casos de câncer e combater a enfermidade?

Informação e cuidado podem salvar milhões de vidas. A cada ano, estima-se que um terço dos casos de câncer seriam evitados apenas com a moderação do consumo de álcool, dietas mais saudáveis e atividades físicas.

Essa redução seria ainda mais expressiva se a sociedade encarasse o problema do tabagismo com seriedade. Cessar o consumo de tabaco e seus derivados seria suficiente para evitar o desenvolvimento de 50% dos casos de câncer no mundo todo.

Para concentrar esforços em busca dessa conscientização, a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) escolheu o dia 4 de fevereiro para promover ações e atitudes capazes de evitar a doença.

O tema das campanhas do biênio 2016–2018 é “Nós Podemos. Eu posso.”, uma forma de convidar todos a se envolverem com a causa. Aqui no Brasil, as atividades desse dia são coordenadas pelo INCA.

A ideia é despertar na sociedade a necessidade de adotar hábitos saudáveis e atitudes de prevenção e promover o acesso precoce ao diagnóstico e ao tratamento — questões essenciais para vencer a doença.

A maneira mais eficiente de fazer isso é transformar escolas e ambientes de trabalho, oferecendo refeições nutritivas e espaços para a prática de exercícios e recreação. Empoderar os indivíduos para que façam escolhas saudáveis nesses locais é a melhor forma de despertar a consciência social e garantir que os novos hábitos se espalhem.

Além disso, as ações de governo também podem dar início a esse processo de mudança. Por meio de medidas legislativas e regulatórias — como as da indústria do cigarro e de alimentos industrializados –, os novos costumes ganham fôlego.

Muitas vezes, a morte por câncer é perfeitamente evitável. Fora as mudanças de comportamento social, o diagnóstico precoce segue como um forte aliado na cura da doença.

Mas o diagnóstico nem sempre é fácil. Alguns tipos de câncer não apresentam sinais e sintomas claros. Por isso, é recomendável manter uma frequência regular de exames de rotina para assegurar a detecção precoce, que aumenta muito as chances de cura.

Você conhece os principais fatores de risco para desenvolver câncer?

- Cigarro

- Álcool

- Sedentarismo

- Exposição à radiação ultravioleta (UV)

- HPV

- Hepatite B

Quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil?

Em homens

- Próstata (28,6%)

- Pulmão (8,1%)

- Intestino (7,8%)

- Estômago (6%)

- Cavidade oral (5,2%)

Em mulheres

- Mama (28,1%)

- Intestino (8,6%)

- Colo do útero (7,9%)

- Pulmão (5,3%)

- Estômago (3,7%)

Em pessoas jovens (15–29 anos)

- Carcinomas (34%)

- Linfomas (21%)

- Pele (9%)

Os dados são da estimativa do INCA de casos de câncer para o período de 2016 a 2017 no Brasil. Nesse período, aproximadamente 600 mil novos casos foram registrados, sendo 180 mil de câncer de pele não melanoma. Os percentuais acima foram extraídos a partir dos 420 mil novos casos previstos, excluindo-se os de pele. Esse estudo é a principal base para o desenvolvimento de ações, em todas as esferas, para o enfrentamento da doença no país.

Especialização em Oncologia

A Pós-Graduação CMMG oferece três cursos de especialização para os profissionais da Saúde que pretendem atuar na atenção a pacientes oncológicos. Conheça as opções e veja qual delas tem mais a ver com você.

Pós-Graduação em Psico-oncologia

Esta especialização prepara os profissionais das áreas da Saúde e da Educação para oferecer à pessoa portadora de câncer uma assistência mais humanizada.

Podem se inscrever médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais envolvidos no cuidado ao paciente oncológico. A próxima turma está prevista para março de 2018: https://goo.gl/gcVy2x

Pós-Graduação em Enfermagem em Oncologia

Exclusiva para graduados em Enfermagem, esta especialização prepara esses profissionais considerando a complexidade da temática em todos os seus aspectos, desde biológicos até espirituais, e desenvolvendo suas competências nas esferas práticas, de ensino e pesquisa e administrativas. Conheça o curso: https://goo.gl/6Me4V8

Pós-Graduação em Cuidados Paliativos

Curso voltado a profissionais da Saúde e da Educação que tenham como objetivo atuar na atenção integral ao doente grave. A grade do curso, que é oferecido na modalidade a distância, capacita os alunos de acordo com os valores e princípios dos cuidados paliativos defendidos pela Portaria do Ministério da Saúde.

Próxima turma prevista para fevereiro de 2018. Inscreva-se: https://goo.gl/KzhLLq

#DiaMundialDoCancer #NósPodemos #EuPosso #CienciasMedicas

--

--