O desafio do espelho

Cila Santos
Aug 24, 2017 · 2 min read

Quando se fala que uma mulher precisa ter auto-estima, imediatamente o que pensamos é que devemos nos “cuidar”. E quando pensamos em nos cuidar, quase sempre isso é sinônimo de se “embelezar”.

Quando alguém resolve “ajudar” uma mulher a escapar da tristeza, ou a “se gostar mais”, quase sempre o que lhe oferece é uma banho de loja, uma “tarde de beleza”, e mesmo nós pensamos que “nos gostar” é fazer unha, cabelo, depilação, maquiagem.

Mulheres, ter auto estima, ou estimar a si mesma, gostar de si, não tem a ver com tentar tornar-se bela, segundo um padrão estético que é quase impossível de alcançar. Sentir-se bem, não é sentir-se bonita apenas. Estar bem tem a ver com muitas outras coisas. Tem a ver com saúde mental. Com divertir-se. Sentir-se amada e acolhida. Com cuidar da saúde. Se olhar no espelho agora e olhar nos próprios olhos e ver que mulher maravilhosa você é. Sem maquiagem. Sem máscaras. Sem subterfúgios. Ver essa mulher forte, que muitas vezes gerou e cuida de uma criança com o máximo de si que consegue. Que é uma sobrevivente. Que é mulher, que é mãe. E isso é belo.

Vamos amar o que somos. Não o que parecemos. E vamos exigir esse amor também. Da mulher bacana que cada uma é capaz de ser. Porque beleza é efêmero e a busca desenfreada para estar nesse lugar nos consome a alma.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade