Gameficação de uma viagem de trem

Objeto de Aplicação

Viagem em um trem da Trensurb: torná-la boa mesmo quando o trem está lotado e você está de pé!

O que as pessoas mais fazem no processo?

Caminham, ficam de pé, e ficam amontoadas.

Ideias

Galeria dentro do trem

Morto vivo

Passar o anel

Telefone sem fio

Fazer as pessoas interagirem

Filmar ações das pessoas interagindo

Transmitir as ações nas TVs dos trens, pessoas felizes, pessoas rindo e se divertindo

Mostrar pessoas reais, como as que andam de trem

Abrir as portas entre os vagões

Fazer as ações em trens de horários específicos

Fazer ação na plataforma

Descontrair e criar empatia entre os passageiros

Tipo de Diversão // Sementes de Experiência

De acordo com o conteúdo abordado na disciplina, e considerando o processo analisado, os tipos de diversão mais adequados à gameficação da viagem de trem, seriam:

Easy Fun — que significa diversão orgânica, que não requer muito esforço;

People Fun — pela questão de compartilhar algo e conectar ideias.

Em relação às sementes de experiência, a mais adequado ao processo seria Mimicry, pois está relacionada à interpretação de personagens ou ideias, através da troca de identidade do indivíduo. No caso da viagem de trem, a sugestão é que o passageiro se coloque no lugar do outro, na posição de que todos naquela viagem são iguais.

Sugestão de Ações Gameficadas

Os próprios seguranças do trem — segurança, geralmente é uma figura fria e séria — podem começar a brincadeira. O alto falante toca um sinal, todos ficam em pé e sérios na plataforma, atraindo a atenção dos passageiros que esperam. Aí começa um jogo de morto vivo, e os convites para que os passageiros participem do jogo.

Poderia acontecer algo dentro do trem, como um jogo de telefone sem fio, incentivando os passageiros a interagirem.

Dentro do trem uma mensagem de voz conta a história de um passageiro do trem, criando uma relação emotiva entre os passageiros, e sugere que ao tocar um sinal, pessoas que estão sentadas troquem de lugar com as que estão de pé.

A Trensurb possui um projeto que se chama “Etiqueta Urbana”, que são várias dicas de ações para que a viagem seja mais agradável, como manter os assentos preferenciais livres, utilizar fones de ouvido, tirar a mochila das costas, entre outras. Poderia ser adicionado um item na lista, sugerindo que os passageiros levantassem do banco duas estações antes da descida, possibilitando assim maior rotatividade nos bancos, proporcionando conforto e a possibilidade de sentar à mais pessoas.

Cronômetros contando o tempo que um passageiro já está sentado, transmitindo mensagens simpáticas como “você já está sentado há tantos minutos”, “você já está bem relaxado, pois está sentado há tantos minutos, que tal proporcionar esta sensação aos outros passageiros?”

Comentários // Conclusão

Gameficar uma ação — trazer elementos de jogos com a finalidade de proporcionar diversão e uma melhor experiência na execução de uma atividade — é uma tarefa difícil! É necessário conhecer muito bem o público da ação, e pensar de maneira a atender uma maioria, inserindo tais elementos de maneira sutil, em algo diretamente relacionado ao processo.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Helena Agra’s story.