Sign in

Gustavo Serrate
Fumo no cachimbo do cinema independente — www.cineoitoum.org

A beleza da festa de carnaval está na singularidade de cada região. Talvez por isso, para mim, quanto mais distante do grande carnaval transmitido pela imprensa, melhor. As pequenas manifestações da cultura popular são ricas, com uma profundidade arraigada na história local.

A Barra do Jucu é uma vila de pescadores de aspecto idílico, situada no município de Vila Velha. O acesso é por uma entrada discreta na Rodovia do Sol, a estrada que atravessa quase toda a parte litorânea do Espírito Santo. A maioria dos moradores se conhecem e mantêm a tradição do Bloco dos Mascarados de outros carnavais.


Recentemente, um simples tweet repercutiu na internet gerando uma discussão sobre reencarnação. Uma postagem corriqueira do usuário @cesarotti revelou que crianças com supostas lembranças de vidas passadas são mais comuns do que se pensa. Entenda como céticos, religiosos e agnósticos se uniram para tratar de experiências particulares sobre esse tema controverso:


Minas Gerais foi o segundo lar da família Maia. Geraldo, seus oito filhos e a esposa Carmen. Chegaram do sertão nordestino com uma cachorra vira-latas que não era a “Baleia”, mas “Lessie”, em homenagem a cadela mais famosa do mundo, da TV norte-americana. Moravam em um bairro do subúrbio chamado Contagem. Entre morros e ladeiras, carregavam uma vida pobre, de luta pacífica. Geraldo trabalhava como operário nas indústrias siderúrgicas. Dois de seus filhos, Gessé e Batá, tornaram-se caminhoneiros. Marcos foi para Brasília, batalhou e venceu a vida entre os candangos. Gilse casou e tornou-se dona de casa, assim como Débora…


O assistente de direção é muitas vezes confundido com o diretor do filme, mas são funções com responsabilidades muito diferentes

Chris Newman, 1º assistente de direção

Existem diferentes metodologias de produção para diferentes tipos de orçamento. Há o filme independente, feito com amigos. Há o filme com recursos de patrocínio, ou editais, geralmente com orçamento limitado. E há as grandes produções comerciais. A metodologia de produção vai impactar diretamente no resultado final, qualquer que seja o tipo de filme que você está fazendo, qualquer que seja o tamanho da sua equipe.

Mesmo no caso de filmes pequenos, de baixo orçamento, há uma figura pouco utilizada que…


Como me afastei da crença que aprendi no lar dos meus pais para descobrir minha verdadeira afinidade religiosa na casa de Umbanda

Nasci em uma família da igreja evangélica batista. Essa igreja originada nos Estados Unidos é uma das mais tranquilas entre as evangélicas, muito diferente dos cultos berrados das igrejas renovadas. A melhor parte do culto para mim era a musical, quando os corais cantavam os hinos. Especialmente durante eventos como o réveillon, eu sentia os pêlos do braço eriçando quando entoavam “Aleluia”, de Friedrich Händel. Mas como qualquer boa criança, me entediava durante as pregações. Me trancava no…


Ele se chama Adilson e frequenta as redondezas do Jardim Botânico e São Sebastião, em Brasília. Chega calado, deita no chão na calçada e fica por lá algumas horas. A primeira vez que o vi, achei que estivesse morto, estirado, dormindo, mas respirava. Quando está sozinho fica com um sorriso no canto do rosto, como se tivesse descoberto algum segredo que ninguém mais sabe, e enquanto todos passam ocupados, ele se mantém imóvel sorrindo discretamente. …


Um espaço improvisado que serve como sala de visitas, cozinha e quarto

Era finalzinho de domingo, o sol estava fraco, quando vi este casal carregando alguns pedaços de madeira para cercar um território improvisado com galhos, no centro do Lago Sul, um dos bairros mais ricos de Brasília e do Brasil.

Ele se chama Juarez, veio do Piauí, sofre com dores de coluna há um punhado de tempo. Ela se chama Eva, do Goiás, já sofreu um derrame. São sobreviventes abrigados neste pequeno espaço sem paredes nem teto, convivendo com frio e chuvas e fome diariamente. Há mais de dez anos fazem companhia um ao outro.

Quando passei pelo local e vi…


“1978, 14 de fevereiro. Fugi de casa com 10 anos. Quantos anos eu tenho?” — Ele abre a conversa com essa pergunta. São 48 anos de vida. Pergunto porquê ele fugiu de casa tão novo.

“Eu fui espancado demais pela minha mãe. Fui ex-menino de rua. Sou um cara educado. Sei viver em qualquer lugar. Sou pedreiro profissional. Minha mão tá calejada, olha minha mão. Mas to numa raiva dessa Brasília. Se eu pegar o cara que me roubou vai ser mal pra ele. Eu quero crescer na vida, mas não to conseguindo. Eu perdi os documentos. Roubaram de mim…


Nossa intenção aqui é a de trazer histórias de pessoas comuns que transitam diariamente pelas multidões urbanas. Todos os dias topamos com milhares de pessoas sem sequer olhar em seus olhos. Se pararmos para escutar, nos surpreenderemos com a riqueza de experiências em cada indivíduo. Esta é uma forma de manter o olhar atento para a vida e para as pessoas que nos cercam.

Traremos retratos, relatos, histórias, frases e videos. Se você tem uma história de alguém que conheceu no meio urbano, sinta-se convidado para colaborar com sua história. Torne-se membro do canal, ou apenas siga-nos e acompanhe as histórias de pessoas comuns.
Esse projeto é uma iniciativa do canal Cine 81 ( www.cine81.org )

Conheça agora: Povaréu


Edson lava carros no estacionamento ao lado da catedral de Brasília. Um dia eu estava estacionando por ali e conversamos. Ele me contou como passou 14 anos encarcerado na penitenciária Papuda, e como hoje, o filho dele está no mesmo caminho. Um dia ele tentou aconselhar o filho a sair desse caminho e recebeu uma resposta dura: "Pai, meu maior exemplo é você". O relato a seguir é chocante e conta as tentativas de acerto, e os grandes erros da vida desse homem.

Edson Alves de Oliveira — 13/05/1968

Fui feito no Rio Grande do Norte, vim da Bahia de pau-de-arara na barriga da minha mãe…

Gustavo Serrate

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store