O poder da conexão entre pessoas

Foto tirada por Michael Podger.

Estamos cada vez mais conectados com o mundo tecnológico. Desde aparelhos celulares, tabletes, computadores e vários outros dispositivos que chamamos de IoT (intelligence of things).

O mundo muda, o tempo passa e a tendência do atrofiamento da inteligência interpessoal vai aumentando cada vez mais.

Lidar bem com as pessoas e ter boas conexões vai muito além de ampliar as oportunidades no mercado ou conseguir entrevistas. Ter conexões é ser mais humano!

Nós vivemos em sociedade. Fato. Onde quer que a gente vá existirão pessoas. Saber como conversar, como agir e como lidar com elas é essencial. Pois podemos extrair diversos benefícios, como por exemplo, felicidade, calma e até mesmo dinheiro, ao voltarmos a conversa para algo mais material. Ainda assim, existem duas coisas valiosíssimas e impagáveis que pessoas podem nos oferecer: experiências e amor.

Uma das melhores maneiras de aprender é errando, isso na minha opinião é quase unânime, mas se existe uma forma incrível de entender como esse mundo funciona é a partir das experiências de outras pessoas.

Ninguém tem a mesma linha de raciocínio, a mesma rotina, a mesma índole, a mesma paciência, a mesma forma de pensar, tudo isso faz com que passemos por situações diferentes. Podemos ser parecidos, nunca iguais.

Foto tirada por Ben White.

Somos muito bons em criticar e pré-julgar algo sem nem mesmo conhecer. Criamos bloqueios sem ao menos escutá-las.

Bloqueios, mais do que barrar nossa criatividade, barram o nosso convívio.

O outro ponto que impagável é sobre o amor que só gente de carne e osso pode nos dar, isso também inclui os cachorros rs. Mesmo sendo algo líquido, pouco palpável e não concreto, o amor motiva, anima, alegra e acima disso tudo ele nos trás felicidade.

Uma ferramenta boa para configurar sua forma de pensar são os pilares do livro Os Quatro Compromissos. Vou citar aqui, mas vale muito a pena ler esse livro #ficadica

1. SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA

O compromisso com a palavra é provavelmente um dos pilares mais importantes. Sabe aquela frase “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Então, ela não funciona mais nos dias de hoje. Na verdade não sei nem se ela realmente já funcionou algum dia.

O poder da palavra é muito forte! Ele faz com que as coisas sejam atraídas e acabamos julgando os acontecimentos como um simples acaso, não admitindo que a palavra teve um peso, mas tem.

A palavra faz toda a diferença, sim!

Então, um dos primeiros conselhos que posso dar para nos darmos bem com as pessoas e com nós mesmos é: seja impecável com a sua palavra e faça aquilo que sai da sua boca. Isso atrai confiança.

2. NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL

Nós acabamos levando as coisas para o lado pessoal quando algo dito faz sentido para nós. Chamam isso de “importância pessoal”.

Não podemos julgar as coisas pelo o que outras pessoas falam, pois, eles se baseiam nas próprias crenças pessoais. Cada um foi criado de um jeitinho diferente.

O Contrário do amor é medo.

Essa é uma teoria que ao meu ver faz muito sentido. Não devemos levar nem elogios nem críticas para o lado pessoal. Trate tudo com amor e provavelmente você será uma pessoa mais feliz.

3. NÃO TIRE CONCLUSÕES

Atire a primeira pedra quem nunca julgou algo, alguém, uma situação ou até você mesmo. Muito comum, não é?

Acreditamos muito nas nossas verdades e baseado nelas acabamos tirando conclusões precipitadas sem muitos detalhes. Bora parar de presumir que sabemos tudo ou temos todas as verdades com a gente…

É impossível saber tudo sobre tudo!

Nesse caso, antes de tirar conclusões ou julgar, a melhor técnica é fazer perguntas. Faça perguntas independente da situação. A clareza é uma dádiva incrível é isso faz você se conectar.

4. DÊ SEMPRE O MELHOR DE SÍ

Algo que meu pai sempre falou é “Tudo o que você for fazer na vida, faça bem feito”. Acredito que não precisa ser bem feito mas sim dando o seu melhor. O seu melhor nem sempre será bem feito e isso não é ruim. Devemos sempre buscar a melhoria contínua.

A ideia é sempre fazer as coisas dando o seu melhor, mas não esperando resultados. A sensação que isso pode trazer é incrível, mas não é uma tarefa fácil. Deixei de seguir padrões ou fazer coisas beirando a mediocridade, dê o seu melhor, seja o seu melhor. Garanto que você não vai se arrepender.

Foto tirada por Roman Kraft.

Os Quatro Compromissos não são necessariamente verdades absolutas, mas trazem uma visão bem interessante sobre como ser uma pessoa melhor. Sendo uma pessoa melhor, você atrairá pessoas boas. Seja melhor que você possa ser para ser uma boa influência, trazendo pra si conexões de forma natural.