Empresas E Instituições — Parte I

Eu gostaria de apresentar as empresas e instituições do Vale do Silíco as quais tivemos contato, e que podem ajudar outros brasileiros que queiram se aventurar por aqui.

Plug and Play Techcenter

A Plug and Play, empresa localizada em Sunnyvale que funciona como incubarado e aceleradora de startups, tem como CEO e fundador o iraniano Saeed Amidi. Ele participa ativamente na empresa, sempre sendo visto andando pelos corredores e nos eventos. Outra pessoa que vale a pena destacar é o Fernando Gouveia. Gerente de relações internacionais da empresa — e brasileiro — é uns dos reponsáveis por trazer o Eventick para o vale.

A história

A história do Saeed e da sua empresa é inusitada. A família dele é proprietária de um prédio histórico na University Avenue, em Palo Alto, umas das ruas mais valorizadas e berço de várias startups. Por lidar com inquilinos de grande porte, a exemplo da Logitech, Google e Paypal, o empresário teve a oportunidade de investir em algumas dessas empresas e fazer fortuna. Acreditando que os seus prédios pussuem um Bom Karma — como relata na reportagem da NYTimes — e querendo investir em mais empresas de tecnologia, resolveu abrir a Plug and Play em Sunnyvale.

As empresas

A Plug and Play fica em um prédio de 3 (três) andares. Um espaço muito grande. Quase todo o prédio é formado pavilhões, cada um destes representado por uma nacionalidade. O Eventick divide espaço com a também brasileira SocialBase, que desenvolve uma rede social corporativa. Ao nosso lado temos os pavilhões português, alemão e chileno. Ainda vi empresas da Espanha, Israel, Austria, Canadá e várias de Singapura, totalizando mais de 300 startups.

Fundos e grandes empresas

Do outro lado, estão os maiores fundos de investimento do país. Sempre atentos a uma boa oportunidade de investimento, além das grandes empresas como Alcatel, GM, Huawei, Mercedes-Benz, Microsoft e outras, em busca de uma tecnologia inovadora que possam surgir de uma dessas empresas.

O slogan da Plug and Play é Silicon Valley in a Box, É através dela que podemos ter acesso a mentoria, eventos e, é claro, um espaço para trabalhar.

Eventick na PnP

Na primeira semana, assistimos a três dias de palestras que nos ajudaram a entender como funcionam as coisas no Vale. Foram várias palestras com VC’s explicando como preparar um pitch e quais os passos necessários para quem busca um investimento. Houve, também, palestras sobre como conseguir um visto para empreender nos Estados Unidos, falando sobre as leis que influenciam na abertura de empresas. Por fim, conhecemos vários casos de sucesso que passaram pela Plug and Play. Acredito que o maior deles seja o Paypal.


Originally published at cirdes.com.br on February 10, 2013.