Convite especial.
Festa da Jussara na costa brasileira.
Por enquanto eu só vivi em uma cidade, a mesma aonde nasci e estudei, São Paulo, que com toda sua diversidade cultural, artistas, e topografia de rios e vales para mim em canção é representada mais ou menos assim (cidade cinza).
Desde a infância eu ouço falar da MATA ATLÂNTICA e de como dela resta pouco em nosso território. Acompanho movimentos, leio notícias e há mais ou menos 3 anos eu conheci um espaço muito especial no centro da cidade. É um quarteirão entre a AV. Consolação e a Rua Augusta que só não virou parque ainda porque vivemos na cidade cinza. Um local aonde ainda pulsa mata nativa, não reflorestada, não estrangeira implementada, mas a mesma de mais de 100 anos.
O risco de não se cuidar e preservar este terreno da maneira como esta, é o motivo pelo qual chegamos aos números que me preocupam desde a infância, 7% de mata, provavelmente contrapostos por 93% de prédios, ou talvez carros, ou… enfim. Não é uma escolha individual (fiquem à vontade para interpretar como preferirem).
Pois é, mas mesmo com todo este drama que podia muito bem ser trama de filme de ação ou aventura eu não conhecia muito sobre o bioma que esta mais próximo de mim, sempre esteve. E foi em 2010 vendo uma reprise de um programa sobre meio ambiente que percebi sem orgulho ou disfarce. Por isso resolvi compartilhar com você. http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=697

E para concluir em clima de festa, resolvemos terminar com esta musica: https://soundcloud.com/duplacaipiradereggae/06-festa-da-jussara
links úteis:
- http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mata/flora/flora.htm
- http://www.todamateria.com.br/mata-atlantica/
Por hoje ficamos por aqui, mas amanhã tem mais ;)