6 DICAS: Como passar na primeira fase da OAB sem gastar muito?

A primeira fase da OAB consiste na resolução de 80 questões objetivas. Para a aprovação, basta que o bacharel em Direito (ou estudante do último ano do curso) acerte a metade das questões. Ou seja, bastam 40 questões para a aprovação.

Isso não quer dizer, porém, que a tarefa é fácil, já que a prova é cansativa e possui questões longas e complexas, que exigem atenção e estudo. Para facilitar a aprovação, assim, sem gastar muito com cursos é importante seguir os seguintes passos:

1. RESOLVA QUESTÕES ANTIGAS

Considere comprar um curso de resolução de questões online. Existem vários no mercado que possuem um preço baixo e que permitem a resolução das questões online, com a correção e com a resolução comentada com a legislação e com a jurisprudência. A minha recomendação é o curso Prova da Ordem, que com certeza foi o diferencial para a minha aprovação com 58 acertos.

Se não for possível comprar um curso de resolução de questões, recomendo que você procure questões de provas antigas para resolver na internet. A tarefa fica mais difícil sem um curso que organize as questões e dê as respostas comentadas, mas não é impossível.

2. CONFIRA SEUS ERROS E SEUS ACERTOS

De nada adianta comprar um curso de resolução de questões da OAB se você fizer os exercícios e não verificar quais foram os seus erros, com base na legislação comentada e na jurisprudência. Se você não comprar um curso online, ao menos procure, depois de resolver as questões, a legislação aplicável nas questões que você errou, pois só assim você irá melhorar o seu desempenho nos próximos testes e obter a aprovação.

Uma dica interessante, nesse ponto, é anotar aqueles erros de matérias que você erra constantemente. Se você erra um conteúdo constantemente, é porque ele é constantemente cobrado, então a probabilidade de cair na sua prova é grande. Nas matérias que temos mais dificuldade, é interessante fazer anotações para fixar os pontos e não esquecer depois.

3. VEJA AULAS GRÁTIS NO YOUTUBE

Existem inúmeros cursinhos que oferecem aulas gratuitas para a primeira fase da OAB no YouTube. Para acessar, basta digitar “primeira fase OAB” no Youtube, seguido da matéria que você pretende ver (“ética” ou “constitucional”, por exemplo) e aparecerão diversos vídeos com ótimos professores.

Porém, cuidado! O tempo que se gasta vendo aulas é muito superior ao tempo exigido para resolver questões, porque os professores muitas vezes acabam demorando muito tempo para explicar toda a matéria. Minha sugestão, então, é que você veja apenas aulas das matérias que tem maior peso na prova e em que você apresenta mais dificuldade.

Por exemplo, eu tinha muita dificuldade na matéria de Ética Prossifional, porque minha Faculdade foi deficitária nesse ponto. Considerando que caem normalmente 10 questões de Ética na prova da OAB, eu resolvi dedicar um tempo maior para ver aulas da matéria no YouTube até entender bem o conteúdo. Não fiz isso, por exemplo, com Direito Civil, matéria que apesar de ter um peso alto, eu sempre tive mais facilidade, deixando para fazer apenas questões.

4. FOQUE NAS MATÉRIAS COM PESO MAIOR

O tempo dos estudantes é sempre curto, então não vale a pena perder tempo tentando entender todo o Direito Internacional, Público e Privado, para acertar no máximo 2 questões na prova. Nas matérias com poucas questões, tente entender apenas os conteúdos principais, e que consequentemente caem mais. A resolução de questões vai sanar essa necessidade, porque você vai acabar fazendo as questões, vendo as resoluções e aprendendo o básico sobre essas matérias.

Em matérias que caem muitas questões, por outro lado, vale a pena se esforçar um pouco mais, como no exemplo de Ética que eu dei no ponto anterior. A título de informação, as matérias, em ordem de número de questões, são as seguintes:

- Ética (10); 
- D. Constitucional (7); 
- D. Civil (7); 
- D. Administrativo (6); 
- D. do Trabalho (6); 
- D. Processual Civil (6); 
- D. Penal (6); 
- D. Processual Penal (5); 
- D. Empresarial (5); 
- D. Processual do Trabalho (5); 
- D. Tributário (4); 
- Direitos Humanos (3); 
- D. do Consumidor (2); 
- D. Internacional (2); 
- ECA (2); 
- D. Ambiental (2); 
- Filosofia do Direito (2).

5. REVISE OS PONTOS MAIS IMPORTANTES

Depois que você já fez várias questões de provas antigas de todas as matérias, verificando o que errou em cada questão e focando nas matérias que possuem mais questões na prova, é importante revisar aqueles pontos mais importantes, para não acabar perdendo questões fáceis da prova. Uma ótima maneira de fazer isso é reler as anotações que você fez conforme eu indiquei lá no item '2'. Mas existem outros métodos, como procurar aulões de revisão no YouTube, que alguns cursinhos costumam postar na semana anterior à prova.

6. DICA BÔNUS: NA HORA DA PROVA

Descanse bem um dia antes da prova, durma bem e se prepare para uma tarde cansativa no domingo. A prova normalmente começa às 13h, mas é bom chegar logo após às 12h para garantir que o trânsito não vai atrasar você e fazer você perder a prova.

Assim que você receber a prova, eu sugiro que você localize as questões de Ética Profissional e comece a prova por elas. Por que? Primeiro porque como é a matéria que possui mais questões e relativamente menos conteúdo, a probabilidade de você começar com o pé direito, indo bem na prova de Ética, é maior. Mas o ponto principal, para mim, é que normalmente nas provas antigas disponilizadas nos sites e nos cursinhos, como o curso Prova da Ordem, as questões começam por Ética. Assim, você estará mais familizarizado com a ordem das questões se começar por Ética e seguir fazendo a prova até o final, para somente depois ir até a primeira questão.

Então é isso, pessoal, espero ter ajudado vocês nessa empreitada que é a primeira fase da OAB, de graça ou pelo menos sem gastar tanto!

Boa sorte a todos e a todas!

Goddman — Concursos Jurídicos Brasil