Organizart: facilitando o dia a dia de um empreendedor artesão

Clara Leite
5 min readSep 28, 2022

--

Como foi o processo de criação e desenvolvimento do meu primeiro aplicativo em ViewCode utilizando UIKit.

O desafio

Em grupo, fomos instigadas a criar um aplicativo que unisse paixões distintas e trouxesse à tona um toque pessoal de cada uma. Para isso, seguimos as fases do CBL (Challenge Based Learning) e, depois de longas dinâmicas e amadurecimento de ideias, chegamos a um desafio final: facilitar a gestão de artesanato.

Engage

Durante o processo de engajamento no projeto, focamos em construir questões norteadoras que guiariam nosso caminho de desenvolvimento da ideia, que, quando em formação, ainda era: o equilíbrio entre trabalho manual e trabalho intelectual. Nesse processo, descobrimos alguns pontos importantes, e dentre eles a questão essencial que fez nossos olhos brilharem foi: a falta de padrão na organização do negócio é uma realidade para artesãos.

A partir daí, precisávamos mergulhar no universo do artesanato, empreendedorismo e organização.

Investigate

Dessa forma, nossa fase de investigação se baseou em muita pesquisa, além da realização de entrevistas com diversos artesãos nordestinos e de um benchmark bastante completo.

Entrevistas

Depois das pesquisas, concluímos que o comportamento do universo de usuários do Organizart é:

Pessoas que entraram no ramo do empreendedorismo artesão durante ou antes da pandemia, se influenciam em pequenas empresas que se tornaram grandes e são destaque no seu nicho. Sua principal motivação é conseguir vender mais seus produtos e expandir os negócios. Elas se relacionam com grupos de outras pessoas empreendedoras para trocar ideia sobre o processo, e estão sempre no Instagram buscando formas de chamar atenção para sua marca. Comumente vão estar em feiras colaborativas para verificar o mercado, encontrar novos parceiros e trocar ideia.

Para compreender e nichar melhor o nosso público, construímos um roteiro de entrevista, listamos diversos artesãos do Nordeste e entramos em contato com todos da lista. As perguntas direcionadas para a análise demográfica foram:

Qual a sua idade?

Onde você trabalha?

Você trabalha sozinho/sozinha?

Qual sua especialidade (madeira, cerâmica, …)?

Qual a sua escolaridade (ensino médio, ensino superior, …)?

Quais são seus maiores meios de venda (feira de artesanato, loja de artesanato, …)?

Em seguida, foram feitas perguntas direcionadas ao comportamento desses usuários:

Como você faz para registrar/organizar as vendas e finanças do seu negócio?

Como você usa as informações que obtém do seu negócio para tomar decisões?

Quais atividades do seu dia a dia você executa no celular?

Ao fim das entrevistas, conseguimos reunir um conteúdo riquíssimo acerca do universo dos nossos futuros usuários, e já nos sentíamos confiantes para colocar a mão na massa.

Act

Na fase de ação, passamos pela elaboração de user flow, user stories e de um mockup (em baixa, média e alta fidelidade), envolvendo também testes de usabilidade, e, por fim, pelo desenvolvimento em UIKit (programaticamente).

Design

Antes de iniciarmos o mockup, achamos importante passar pela criação de user stories (histórias do usuário) e de um user flow. O primeiro diz respeito ao que o usuário quer fazer no nosso sistema, e qual sua intenção por meio disso. Já o segundo, o fluxo do usuário, mostra como ele irá conseguir realizar aqueles passos dentro do sistema (telas, ações e decisões).

O fluxo e as histórias do usuário concentravam as seguintes propostas dentro do aplicativo:

Criar, ver, editar e cancelar uma venda;

Criar, ver, editar e excluir um produto;

Obter estatísticas de faturamento de acordo com um intervalo de datas;

Obter estatísticas de meios de venda mais rentáveis;

Obter estatísticas de produtos mais vendidos.

Quando finalmente nos sentimos seguras para iniciar o mockup, criamos moodboards para alinhar as ideias (cores, tipografias, ícones, comunicação, etc). Inicialmente, elaboramos um protótipo de baixa fidelidade, que nos ajudaria no momento de receber feedbacks e ajustar o layout de acordo com novas propostas.

Ao passar para o protótipo de média fidelidade, já conseguimos rever algumas ideias e modificar o mockup para acompanhar a evolução do Organizart. Por último, refinamos tudo, perfumamos com cores e tipografia da nossa escolha (seguindo o Style Guide feito com base no moodboard citado), e conseguimos chegar num resultado agradável. Com o toque de cada uma do grupo, e muita evolução desde a primeira ideia, o Organizart finalmente parecia ter saído de nossas cabeças e corações.

Navegação do protótipo no Figma.

Desenvolvimento

Agora, para a parte que esperávamos (ou temíamos) desde o começo do desafio: colocar isso tudo no Xcode, utilizar Git para equipes, dividir tarefas e torcer para dar certo.

Dividimos nosso app em algumas issues, e ordenamos tudo por prioridade (afinal, tínhamos um prazo para a entrega). Esse seria nosso primeiro projeto em ViewCode, utilizando UIKit, ou seja, desenvolver tudo programaticamente, mas ainda dentro do UIKit — adeus Storyboard! Além disso, utilizamos o CoreData para armazenar os dados no aplicativo.

Nos primeiros dias, passei por uma etapa um pouco mais lenta de adaptação ao ambiente, aprendizado e mão na massa, até me sentir confiante o suficiente e começar a ver resultados na tela. Depois desse momento, as coisas já pareciam mais simples, e até os vários tutoriais que vi se tornaram mais compreensíveis — como se eu estivesse conversando casualmente com um Youtuber sobre Swift.

Muitas UITableViewCell personalizadas, muitas constraints configuradas (e, claro, alguns surtos quando algo não aparecia na tela porque alguma constraint estava errada)… Assim foi o caminho para o resultado final: um pé após o outro, calma e persistência.

E não é que saiu?

Conclusão

Foi um desafio importantíssimo para mim. Eu consegui programar em ViewCode (programaticamente) com maior facilidade do que esperava, e o processo me ensinou a tentar mesmo com medo (se tá com medo, vai com medo mesmo).

Trabalhar em grupo para colocar em prática o Organizart foi muito massa, e ver quatro cabeças se unindo para criar algo que tivesse um pouco da essência de cada uma é sempre legal demais.

Qualquer comentário, feedback ou sugestão, chega lá no Linkedin :)

Maria Clara Leite — Student at Apple Developer Academy UFPE

--

--

Clara Leite

iOS Development Student at Apple Developer Academy UFPE