A gestão da minha carreira

A palavra gestão remete à administração humanizada, pois provém da palavra “gestação”.

Mesmo tendo uma conotação de administração humanizada, ainda se pensa que a gestão de carreira deve ficar por conta das empresas.

É verdade que há algumas décadas, quando as pessoas ficavam anos e anos em uma empresa, a vida profissional envolvia a empresa, o profissional e sua ascensão naquela empresa. Isso acontece hoje com empresas que buscam reter seus talentos e que desenvolvem junto com os empregados, um plano de carreira. Porém, na maioria dos casos, tanto a gestão quanto o desenho da carreira cabem ao indivíduo.

Culturalmente, os brasileiros não estão preparados para assumirem a gestão de suas carreiras, assim como todos os riscos, fracassos e sucessos que vêm junto dela. A grande maioria não tem um projeto de vida, muito menos um projeto de carreira. Ao contrário, buscam um emprego e caso estejam momentaneamente sem patrão, procuram até encontrar aquele que atenda ao menos às suas necessidades básicas.

Perceba que carreira é diferente de emprego. Você pode sim, construir sua carreira estando empregado ou pode iniciar sua vida profissional tendo empregos como experiência, os quais vão propiciar o desenvolvimento da sua carreira.

Você deve estar pensando: “Onde esta coach quer chegar?”

Quando você faz a gestão da sua carreira sabendo quais são seus objetivos, é você quem dá as cartas do jogo e mesmo que haja uma oferta irresistível por um emprego, ainda assim, quem manda é você.

“Por que isso acontece?”

Porque se você estabeleceu objetivos e de forma independente adquiriu conhecimento e expertise, logo consegue direcionar sua carreira para onde quiser, sejam empregos que compensem todo o investimento feito em si mesmo, sejam novos empreendimentos ou propostas de parcerias.

“Mas isso é possível, coach?”

É possível! Há pessoas que conseguem fazer o planejamento estratégico de suas carreiras por conta própria. Outras pessoas precisam de ajuda profissional.

O Coach de Carreira é o profissional mais indicado para conduzir pessoas pelo processo de desenvolvimento e gestão de carreira em qualquer fase da vida profissional. Caso você tenha dúvidas, agende uma conversa informal com um especialista em carreira.

Deixo como inspiração a frase do empresário e fundador da Standard Oil Company, John D. Rockefeller que expressa a vontade de alcançar algo melhor do que o comum.

“Não tenha medo de abrir mão do bom para almejar o ótimo”.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Claudete Hirano’s story.