Como posso ampliar minha Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, pesquisada e desenvolvida pelo renomado psicólogo Daniel Goleman. Segundo Goleman, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar suas emoções com mais facilidade.

Pessoas emocionalmente inteligente se conhecem tão bem que são capazes de prever os resultados de possíveis reações suas, diante de alguns fatos que poderiam atingi-las.

Quando são “atacados”, esses indivíduos pensam e entram em ação rapidamente. Sabem exatamente o que fazer para proteger suas emoções dos “ataques” externos.

Quem usa a Inteligência Emocional, amplia cada vez mais seu “arsenal de mecanismos de defesas”, pois para não precisar atacar diretamente ou reagir de modo negativo, encontra sempre um jeito diferente de se defender.

Outro dia fui julgada indiretamente e percebi o “ataque”, então encontrei um jeito sutil de me defender. Tudo resolvido!

Esta semana ouvi comentários sobre ataques racistas a uma repórter muito conhecida. Ao fim do comentário, a interlocutora disse: “…mas agora ela está bem diferente de quando aconteceram as agressões.”

Conclui rapidamente: “Essa repórter criou mecanismos de defesa interessantes! Está mais imponente, parece mais segura de si. Achou um jeito de ficar protegida. Ao invés de se preocupar com os outros, trabalhou por ela e se preocupou com ela mesma. Isso é ser inteligente!”

Quando nos preocupamos demais com o que os outros pensam a nosso respeito, nos esquecemos de nós mesmos, dos nossos objetivos e até dos nossos Valores.

Pessoas que parecem antipáticas ou prepotentes, podem ter criado “mecanismos de defesa”. Você conhece alguém com essas características?

Às vezes julgamos as pessoas pelo que aparentam ser, mas você sabe o que realmente aconteceu ou o que acontece para que você tenha essa percepção sobre a pessoa? Será que você não está tirando conclusões precipitadas?

Nos seus relacionamentos interpessoais você tem mais resultados positivos quando ataca ou quando se defende?

Procure aumentar gradativamente sua Inteligência Emocional encontrando meios de proteger suas emoções.

Aumente seu “arsenal de mecanismos de defesa”. Confie que eles vão te proteger no momento certo e contribuir para que seus relacionamentos sejam super saudáveis ou, no mínimo, respeitosos.