Memória de futuro… O que é?

Nossa memória do passado foi construída por lembranças de experiências, às vezes não tão boas.

Constantemente lembrados do que passou e por lembrar sentimos algo. Esses sentimentos podem ser: felicidade, tristeza, arrependimento, satisfação, frustração, paz e muitos outros.

Nossas lembranças trazem sentimentos variados que nos fazem reconhecer como chegamos até este momento, porém não contribuem muito para que possamos construir o nosso futuro.

Ao fim de cada ano, as promessas de renovação são imensas, intensas, até… Queremos tudo novo! Um novo estilo de vida, a balança mostrando um novo peso (provavelmente menor), uma nova profissão, uma casa nova, um carro novo e por aí vai.

Neste momento de renovação é que precisamos nos concentrar e criar nossa memória de futuro, pois é essa memória que nos conduzirá até aonde queremos chegar.

O trabalho do coach é quase que totalmente voltado para fazer com que seu cliente crie memória de futuro. Neste contexto, cenários são criados a cada sessão com relação à vários fatores que envolvem a vida pessoal e profissional do coachee.

Além de criar os cenários como se fossem filmes ou fotografias, há um planejamento para conduzir o cliente até sua memória de futuro, como se ele já tivesse vivido aquilo que está projetando.

Ao conduzir para a memória de futuro, é comum o coach utilizar verbos no pretérito perfeito quando pergunta, por exemplo: “E aqui, o que você fez em 2020?”

Para criar memória de futuro, relaxe seu corpo e sua mente. Dê um tempo para você e crie, como se fosse um arquiteto desenvolvendo o projeto de uma casa.

Não que o passado não seja importante, mas o passado não te projetará para o futuro. Ao contrário, pode te atrapalhar ou te prender, impedindo que você busque e planeje coisas novas.

Então, que você está esperando?

Comece já a criar suas memórias de futuro e veja com seus próprios olhos o futuro acontecendo!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Claudete Hirano’s story.