Como lidar com as preocupações e aumentar a motivação

Você se lembra de como superou desafios pessoais e profissionais? O que já fez para chegar onde está? Consegue lembrar quais foram suas cinco principais conquistas?

Obstáculos sempre surgem em nossas vidas, uns grandes, outros pequenos. Apesar deles, você certamente teve várias conquistas. Enfrentou e superou muitos obstáculos.

Agora surgiu um desses? Use sua experiência, sua criatividade e lembre-se que é só mais um.

Outro dia comentei com minha família: “Problemas, a gente resolve! Já enfrentamos tantas coisas, que tudo o que vier é fichinha”.

Olhar para trás, só for para lembrar-se de como superou momentos difíceis e para ser grato por para estar vivo, com saúde e pronto para o que der e vier.
O que você enfrentou no passado, pode te motivar e essa motivação depende só de você.

“É tão difícil, Coach… Me preocupo com meus problemas, mas não consigo achar uma solução”.

Ficar preocupado não vai te ajudar mesmo, porque agora são dois fatores a serem resolvidos: os problemas e as preocupações. Se você se envolve com os dois, entra em um círculo vicioso que pode te levar para um caminho perigoso.

O que você pode fazer é estabelecer um “período de preocupação”. Escolha um momento do dia, que não deve ser antes de dormir e nem antes de realizar uma atividade importante. Bastam meia hora, sempre no mesmo horário e local.

Neste “período de preocupação”, concentre-se em seus pensamentos, em seus problemas e pergunte-se:

“Por que isso me preocupa? Como eu posso lidar com esse problema agora? Que ações posso começar a fazer já para resolver ou pelo menos reduzir o problema?”. Anote as respostas e revise-as novamente em seu próximo “período de preocupação”. Discipline-se para não voltar a pensar no problema até a meia hora do dia seguinte.

Familiares, amigos e até mesmo profissionais especializados, podem te ajudar a superar o que tiver que ser superado, mas algumas coisas dependem de você e de suas atitudes.
Outras pessoas podem te incentivar e te ajudar a encontrar a motivação, porém a motivação vem de dentro.

É preciso encontrar motivos para a ação. É como tomar água todos os dias. Todos temos bons motivos para tomar água todos os dias.
O processo da motivação também pode ser diferente. Você pode entrar em ação primeiro. Quando você entra em ação diariamente, percebe os resultados e encontra mais motivos para agir, entrando em um círculo virtuoso.

O que você pode fazer para sair do círculo vicioso e colocar a pontinha do pé no círculo virtuoso? O que poderá te mover? Quais são seus motivos para entrar em ação?

Agora você já sabe como lidar com os problemas e as preocupações e sabe como como é importante manter-se motivado. Esteja pronto para novas e grandes conquistas!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.