Produtividade é um dos temas do ThoughtWorks Antologia Brasil

Produtividade é um tema recorrente em debates sobre desenvolvimento de países, organizações, times e pessoas. O interessante é que o conceito de produtividade vem mudando ao longo dos anos, em especial no século 21, onde a inovação passou a ser o diferencial produtivo na era da economia digital.

Recentemente, ThoughtWorkers brasucas publicaram o livro Thoughtworks Antologia Brasil — histórias de aprendizado e inovação, que traz diversas histórias que ilustram aspectos de produtividade de times e organizações.

Nesse livro, eu publiquei um capítulo intitulado “Produtividade e adaptabilidade de times ágeis: conceitos e paradoxos” que explica conceitos modernos de produtividade em um mundo voltado para adaptação (e não mais para otimização). Também explico brevemente sobre os paradoxos ágeis, como o paradoxo entre ser eficiente e ser flexível. Por definição, um paradoxo é:

Afirmação, na mesma frase, de um conceito mediante aparentes contradições ou termos incompatíveis.

Agilidade traz conceitos paradoxais que aparentam contradição, mas que na verdade não são. Como lembrando por Xiaofeng Wang e Kieran Conboy:

Uma visão paradoxal enfatiza a co-existência entre dois temas aparentemente contraditórios e faz uso dessa tensão gerada em vez de tentar eliminá-la.

Originally published at claudiamelo.org on August 5, 2015.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Claudia Melo’s story.