AGEISMO — PRECONCEITO PARA TODAS AS IDADES
A palavra ageismo vem sendo usada para designar basicamente preconceitos contra pessoas da terceira idade, quando na verdade ela é bem mais ampla. Toda e qualquer pessoa que for discriminada pela idade, tenha seis anos ou sessenta, sofre ageismo. Tanto a mãe que não responde ou não presta atenção à pergunta feita por uma criança sobre como nós não saímos flutuamos no espaço, quanto aos filhos que não dão atenção ao idoso com Alzheimer que repete a mesma pergunta duzentas vezes. Ambos estão cometendo ageismo. A tagarelice da criança e a falta de memória do idoso não diminui a sua importância como seres humanos.
Assim como o adulto que minimiza as dúvidas da juventude, ou a pessoa de meia idade quando se refere a qualquer jovem dentro de um esteriótipo de adolescente rebelde e valida a sua critica afirmando ter mais experiência de vida do que ele, em contrapartida o jovem quando assume que toda a pessoa de meia idade é conservadora e toda a pessoa idosa é senil está cometendo ageismo.
Como nerd, nas redes sociais das quais participo, a idade média está entre 20 e 30 anos. Tenho amigos nerds em faixas etárias próximas à minha, entre os 45 e 60, tenho 56, mas noto que quando troco meu avatar de símbolo nerd, um personagem de quadrinho, anime, jogo, livro pelo meu próprio, com a minha cara assumindo a idade que tenho (com certeza as pessoas não costumam olhar no seu perfil quando respondem a um comentário), recebo menos retorno ou nenhum, e pior, ainda passo por situações constrangedoras e tenho que me explicar mil vezes até que a pessoa entenda que sei do que estou falando e não sou uma dona de casa aposentada e entediada com a vida, mesmo porque não sou mesmo.
Aprendi muito com meu filho e, agora, meus sobrinhos netos repetem estes ensinamentos, ou revisam, melhoram. Eu aprendi muito com a senilidade de meu pai e o Alzheimer de minha tia, a sabedoria de analfabeta de minha avó. Aprendo muito com a amizade dos meus pares com quem troco informações sobre as situações pelas quais eu passo.
Você olha o avatar quando responde um comentário ou curte uma postagem? Por quê? É bom pensar nisso e desligar este radar de aparência para aprender com o outro seja ele criança, jovem, adulto ou idoso.