Que música te faz feliz?

Cláudia Flores
3 min readApr 23, 2017

--

Um dia percebi que a música também podia ser um remédio.

Leia ouvindo essa música:

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar

Eu estava em um avião quando essa música tocou em uma playlist do voo. Trenzinho do caipira, música de Heitor Villa-Lobos e letra de Ferreira Gullar. Uma obra-prima da música brasileira, parte das Bachianas Brasileiras, composta em 1933. Fechei meus olhos que naquela hora acompanhavam as nuvens e imaginei estar em um trem que corria pelo céu azulzinho, iluminado e aquecido pelo sol. Naquele instante, tive uma epifania, dessas que a vida nos dá de presente vez em quando: essa música me faz feliz. Eu poderia ouvir essa música todos os dias da minha vida daqui pra frente, só pra me sentir bem. Eu poderia usar essa e outras músicas como um remédio para a minha depressão. Ouviria uma música por dia, como quem consome um antidepressivo. Mas não qualquer música. Só aquelas que me tragam essa mesma felicidade.

Se a música toca teu coração, ela pode ser um remédio pra tristeza. Por que não?

Desde então, depois de pensar por um tempo sobre como poderia fazer isso funcionar, criei uma página no Facebook chamada Uma brasileira. Que poderia me ajudar a me lembrar diariamente através de uma letra ou de uma melodia que a felicidade às vezes pode estar em um play de três minutos que a gente dá no Youtube, Spotify, Deezer ou em qualquer outro canal. Que por alguns minutos dá pra esquecer um pouquinho as crises da gente e do mundo, ou pelo menos abstrair delas pra não pensar em nada, só fechar os olhos e sentir algo bom. Talvez seja isso que os músicos sentem quando fazem sua música, seja qual ela for.

A página só tem música brasileira, que é o que eu mais gosto (mas quase sempre tive vergonha de dizer). Nem sei desde quando vem sendo assim, mas desde a minha adolescência sempre me senti uma “ET musical”. Enquanto boa parte dos meus colegas e amigos da adolescência curtiam rock, pop, eletrônica e outros estilos, eu gostava de sambas, bossa nova, choro, boleros, viola caipira. E de uns tempos pra cá, tenho tentado encontrar músicas que falem menos de tristeza, solidão e dor de cotovelo, e mais de amor, alegria e esperança. Tenho encontrado muita coisa valiosa, conhecendo novos estilos que eu achei que não gostasse, mas gosto, matando as saudades de casa, e me aprofundando na obra dos meus artistas favoritos.

Meu sonho (com esse que ainda não sei se é um projeto, uma experiência ou qualquer outra coisa) é aprender um pouco mais sobre música brasileira e sobre a possibilidade de a música ser uma forma de fazer diferença no dia de alguém (e não só no meu dia). Ainda não sei se vou conseguir isso, mas queria deixar pra quem chegou até aqui de algum jeito duas perguntas.

A primeira é pra pensar: que música(s) te faz(em) feliz? Pode ser brasileira, estrangeira, de qualquer estilo ou ritmo, desde que toque teu coração. E a segunda é para dividir: compartilha essa música (ou essas músicas) pra deixar o dia da gente mais feliz? Pode ser aqui pelos comentários do Medium, nas tuas redes mesmo, ou, se for música brasileira, pelos comentários da página (que eu posso compartilhar lá também).

Como hoje é celebrado o Dia Nacional do Choro e também aniversário de Pixinguinha, entrei na campanha do Instituto Moreira Salles e compartilho o #Diadecantarcarinhoso: “Meu coração/ não sei por que/ bate feliz/ quando te vê…” ❤

--

--