A dor e a solidariedade no futebol!

O futebol é reflexo de nossas vidas em nossa sociedade então a maioria das coisas que acontecem dentro dos estádios de futebol, na maioria das vezes acontece em nossa sociedade. Nestes últimos dias vi cenas que me deram a esperança de ver meu esporte favorito com muitas emoções positivas e muito amor, solidariedade, alegria e paixão pelo futebol.

Assisti o pessoal da cidade de Chapecó recepcionando os torcedores e todos integrantes do Atlético Nacional de Medelín de uma forma muito bonita, assisti os torcedores do Mônaco gritando o nome do seu time adversário o Borussia Dortmund dentro do estádio no dia que o jogo foi adiado e no dia seguinte dia em que o jogo foi realizado e a torcida do Dortmund fez uma campanha pelas redes sociais pedindo a quem pudesse que desse alojamento para os torcedores do Mônaco já que o jogo foi adiado para o dia seguinte.

E por ultimo os torcedores do Atlético Nacional de Medelín (de tantos bons exemplos esses caras de Medelín tem de construir uma universidade de torcedores) aplaudindo a chegada dos torcedores do Botafogo ao seu estádio antes de um jogo importante da taça libertadores da America.

Sim estes fatos ocorreram em menos de trinta dias uns dos outros, será que não podemos propagar esse clima de cordialidade entre os clubes e torcidas?

Será que precisamos da dor para entender que somos adversários e não inimigos?

Será que é difícil de entender que aplausos, abraços e camaradagem são muito melhores que xingamentos, violência e ódio?

Será que nossos dirigentes, imprensa e todos envolvidos, de alguma forma não poderiam contribuir e criar meios de incentivos de propagar boas atitudes entre as torcidas. Incentivar coisas como ao final da temporada premiar as melhores torcidas, um troféu fairplay, incentivar disputas sadias como as que cantam mais e mais alto, as que façam os melhores mosaicos ou qualquer coisa do tipo?

Depois destes gestos entre torcidas que pude assistir nestes últimos 30 dias entre torcidas de diversas partes do mundo ainda alimento esperança de um dia ver um estádio de futebol apenas como um local onde se encontra esporte, paixão e entretenimento!

Que Deus e os homens de bem salvem o futebol!

Aprender por amor é muito melhor do que aprender pela dor!

Claudio Lopes

Designer e Flamenguista apaixonado!