Google Colab — Ambiente de desenvolvimento interativo e colaborativo
Colab é o sistema da Google que oferece um ambiente interativo e colaborativo para desenvolvimento em Python (até o momento Python é a única linguagem oferecida).
Provavelmente movida pelo Boom da “Analise dados” e suas aplicações com “Machine Learning” e “IA”, e claramente inspirada pelo Projeto Jupyter. A gigante não perdeu tempo e disponibilizou na forma de um de seus inúmeros serviços, essa plataforma para desenvolvimento, aprendizado, pesquisa e difusão dos conhecimentos.
O objetivo desse texto não é dar um curso sobre a plataforma e sim abordar suas vantagens elaborando alguns exemplos básicos de uso que já permitirão ao usuário começar seus estudos.Vale mencionar que a página inicial da Colab dispõem de uma documentação bem rica.
Algumas das principais Vantagens
- Não é preciso fazer nenhuma instalação na sua máquina local.A única coisa que precisará é de uma conta Gmail válida, um navegador e um bom acesso a internet.
- Permite trabalhar de qualquer máquina que tenha acesso a internet.
- Algumas das bibliotecas python já estão instaladas por padrão, mas caso seja necessário existe uma forma de instalar outras.Ex.: !pip install …
- Também é possível interagir com o sistema operacional que está hospedando os seus “Notebooks”. utilizando comandos Linux precedidos de exclamação.Ex.: !ls (listará os itens na pasta do seu Colab)
- Partindo do preceito que podemos utilizar comandos Shell Linux, também pode-se usar !git clone para clonar projetos de um repositorio git.
- Na opção File -> Open notebook você ainda pode vincular repositórios do github e importar deles arquivos *.ipynb, já existentes.
- É possível fazer referencia a fontes de dados externas e até mesmo carregar Dataset (xls, xml, json, csv e txt) do Google Drive.
- É possível intercalar cells(células), que contenham códigos python com outras que podem conter textos simples, Markdown, LateX, imagens e HTML.
- Pode-se compartilhar com outros o acesso a um arquivo Colab (*.ipynb).
Desvantagens até o momento
- Apesar de oferecer uma boa quantidade de recursos de CPU, GPU e RAM os mesmos são “limitados”. Tudo depende do que se quer implementar e como vai implementar. Não é recomendado para projetos colossais (Deep Learning complexos por exemplo) e sim para apresentações, estudos, pesquisas de baixo e médio consumo de recursos.
Welcome to Colab
Ao acessar o link acima você será direcionado para a tela inicial da ferramenta.Lembre-se de logar com uma conta Gmail válida.
“Welcome to Colab” é o documento de apresentação da ferramenta, e nela você encontrará toda a documentação necessária para trabalhar.
Explorando
- File -> “New Notebook Python3”
- Se quiser altere o nome do notebook no topo da página.Provavelmente está nomeado como “Untitled1.ipynb”
Essa deve ser a aparência de notebook novo.
Agora repare que abaixo do menu “File” temos 2 botões +Code e +Text , que servem respectivamente para adicionar células de código e de texto.
Repare também, que uma célula já foi aberta na criação do notebook.
Clique nas células e comece a editá-las.
Crie uma célula de texto e digite:
## **Este texto é um exemplo**
Execute a célula com SHIFT+ENTER
Crie uma célula de código e digite:
print(“Olá Mundo”)
Execute com SHIFT+ENTER
Vamos explorar mais algumas funcionalidades abaixo.Reproduza em seu notebook os exemplos nas imagens abaixo.
Repare as separações das celular: as cinzas com código e as brancas com texto.
Instalando a biblioteca pandas e exibindo alguns dados de uma arquivo .cvs na pasta sample_data
Conclusão
Google Colab tem muito a oferecer como ferramenta de estudo e compartilhamento de conhecimento, mesmo com quantidade de recursos de hardware limitados.Quando digo limitados quero dizer que, apesar da boa quantidade de hardware disponível, ela é finita.
Esse post serve simplesmente para mostrar do que se trata o serviço e algumas possibilidades básicas do que se pode fazer com ela. Recomendo fortemente a exploração da página inicial “Welcome to Colab”. Ela mostra a documentação mais rica em detalhes.
Ainda sobre o “Welcome to Colab”. Dê atenção a aba “Code snippets”, nela você encontrará varias referencias executáveis e funcionais de uso das tecnologias suportadas pela plataforma.
Obs.: Seus arquivos ficarão salvos no seu Google Drive e você pode acessá-los de qualquer máquina para trabalhar.Você só precisa de uma máquina com um navegador e um bom acesso a internet. E chega de instalações problemáticas, principalmente quando precisamos passar conteúdo para iniciantes.