Capitão Fantástico: O fascinante “Dia de Noam Chomsky”!

Fonte: Google Images

Um dia para celebrar

Esqueça o Dia dos Namorados, Carnaval ou Natal. No melhor estilo positivista a família Cash de Capitão Fantástico escolheu render homenagens ao línguista, filósofo, entre outros títulos Avram Noam Chomsky. Por quê?

Para entendermos essa peculiaridade é preciso saber que Ben, chefe da família Cash tem uma visão bem estabelecida do que ele quer para seus filhos — fugir de uma sociedade alienadora. Para isso ele submete seus seis rebentos a uma rígida rotina física e intelectual, em meio a uma região florestal que é sua propriedade. Mas essa rotina é quebrada quando a mãe, Leslie, morre ao cometer suicídio ocasionado por sua condição mental (bipolaridade). Eles, então, terão de voltar a “civilização” para se despedir dela.

Apesar de recheado de conceitos densos e discussões filosóficas o filme é leve e bem ajustado a classificação de comédia/drama.

Fonte: Google Images

Acertos e enganos

A luta do pai para afastar seus filhos desse conjunto cultural ofertado pela sociedade corrente tem seu contraponto em diversos momentos do filme, como na oposição da família da irmã de Leslie e também dos pais dela. É digno de nota o esforço do diretor e autor, Matt Ross em não mostrar lados certos e errados. Longe do pensamento maniqueísta Ross deixa transparecer que cada escolha feita tem consequências inescapáveis, com bons e maus resultados.

Entre tantos elementos únicos para mostrar a vida e as escolhas da família Cash vale destaque para o já citado dia de Noam Chomsky— obviamente comemorado no dia de seu nascimento: 07 de Dezembro. Muito mais por suas concepções políticas do que filosóficas ou linguísticas Chomsky é reverenciado por Ben Cash e quase todos de sua família como um modelo intelectual a ser seguido. O posicionamento Anarcossindicalista (que congrega marxismo e anarquismo) do homenageado deve ser o grande motivador disso, pois entende que os sindicatos podem ser utilizados como instrumentos para mudar a sociedade, substituindo o capitalismo e o Estado por uma nova sociedade democraticamente autogerida pelos trabalhadores.

Além disso, não podemos esquecer o trabalho de Chomsky em linguística com suas, Gramática Ge(ne)rativa e Hierarquia de linguagens formais. Para muitos, como atestam suas homenagens, premiações e medalhas Chomsky é um dos grande expoentes modernos contemporâneos do pensamento intelectual, comprometido com a concepção atualizada de Dignidade do Homem.

Só esperamos que esta não seja uma visão maniqueísta sobre o homenageado.
Fonte: Google Images

Obrigado por ler. Se você gostou desse artigo clique no ♥ para recomendar, assim outras pessoas poderão lê-lo.

Comente.