3 livros para aprender a negociar melhor

Quer dominar a arte de fechar negócios mais vantajosos? Precisando de um pouco de inspiração? Pensando em que livros poderia ler sobre o assunto?

Saber negociar é essencial para o sucesso em qualquer cargo de gestão. Ser um bom negociador significa desenvolver as habilidades de convencimento e empatia, necessárias para levar as pessoas a enxergarem sob seu ponto de vista e entender sua linha de raciocínio. Desenvolver essas habilidades é uma questão de observação, aprendizado e prática.

Nesse post, separamos 3 dos livros mais lidos no assunto escritos por experts nessa arte, assim, você pode se inspirar e aprender técnicas que vão enriquecer o seu repertório e te ajudar a se sair bem na sua próxima negociação. Vamos à lista?

Personal Branding — Construindo Sua Marca Pessoal, de Arthur Bender

A afirmação de que não se pode julgar um livro pela capa certamente é válida para esse título. Personal Branding, diferente do que aparenta, é muito mais do que um compilado de receitas sobre imagem pessoal. É um livro sobre estratégia de carreira e sobre o que muda quando você identifica e evolui sua marca pessoal.

Confiança e autoestima são características que impactam diretamente no resultado de uma negociação, o mínimo sinal de insegurança já é o suficiente para ativar o alerta de que algo não vai bem. Conhecer a sua marca pessoal, seu estilo, sua estratégia, pode te ajudar a impulsionar sua autoconfiança e trazer ótimos resultados como negociador. Personal Branding de Arthur Bender, é exatamente sobre isso.

Você Pode Negociar Qualquer Coisa (Tudo), de Herb Cohen

Nada é impossível quando se sabe negociar!

É com essa frase, no mínimo pretensiosa, que Herb Cohen introduz os conceitos de negociação em seu premiado livro “Você Pode Negociar Qualquer Coisa”. Nessa obra, além de descrever os diferentes tipos de negociação, Herb te ajuda a avaliar e descobrir que tipo de negociador você é e, quais habilidades você precisa desenvolver para chegar ao sim dentro do seu estilo.

O livro é um guia com preceitos fáceis de seguir e com observações do que atentar durante o processo de negociação. Já imaginou o que seria possível fazer de posse de informações valiosas como estas?

Como chegar ao Sim, de Roger Fisher, William L. Ury e Bruce Patton

William Ury já é um nome conhecido dentro do cenário de negociação empresarial. O autor já conduziu grandes fusões de empresas multinacionais e intermediou a resolução de conflitos armados internacionais. Neste livro, produzido com seus colegas de Harvard, Roger Fisher e Bruce Patton, Ury compila o melhor de suas técnicas e oferece um guia prático para uma negociação eficiente.

William conta casos de sua experiência profissional ao mediar conflitos pelo mundo e apresenta um método para ajudá-lo a chegar ao acordo, primeiro com você mesmo e depois com os outros. Como ele mesmo diz, “O modelo de como chegar ao sim.”

Então é isso…

Ler esses livros certamente vai somar muito ao desenvolvimento da sua técnica e te fornecer um roteiro prático de como agir ao negociar com fornecedores e parceiros de trabalho, porém, como a gente costuma dizer por aqui, conhecimento e inspiração são importantes, mas, nada melhor do que a ação para mostrar que você aprendeu de verdade. Depois de escolher seu título e aprender sobre o assunto, coloque as mãos na massa e ponha em prática tudo o que você aprendeu.

O que você achou das indicações? Já leu algum desses livros? Tem alguma sugestão para aumentar nossa lista?

Comente abaixo e não esquece de clicar em “SEGUIR” para ficar por dentro das nossas novidades.

Equipe Clean B2B