Como criar senhas fortes e fáceis de memorizar
Conclusão – TL;DR
Para reduzir o perigo de invadirem sua conta utilizando técnicas de “tentativa e erro”, quando for criar uma senha, pode esquecer todas aquelas orientações do tipo, trocar o ‘s’ por um ‘$’ ou o ‘a’ por ‘A’ ou então por um ‘@’. O que é realmente importante é que sua senha precisa ser grande!
Como assim?
Fomos orientados desde um bom tempo atrás a criar senhas que tenham no mínimo uma letra maiúscula, minúscula, número e, o pior — algum caractere especial.
Isso porque existem por aí uma infinidade de scripts rodando dia e noite capturando senhas ou tentando quebra-las através de técnicas como mostradas aqui https://blog.avast.com/strong-password-ideas.
Como estas tentativas são automatizadas, variar os caracteres é muito bom, mas não o bastante, se a senha não é extensa o suficiente.
E então o que faço?
Não precisa criar senhas enormes de difícil memorização, criando a necessidade de anotar em algum lugar, tornando a insegura.
Me inspirei neste quadrinho aqui, que mostra a fragilidade de senhas “fortes” porém difíceis de memorizar, além de uma técnica simples que ajuda a memorização e criação de senhas mais difíceis de quebrar.

