Como instalar e executar o Biblivre 5 no Mac OSX com Docker

Cleydyr Albuquerque
2 min readMay 13, 2018

--

O Biblivre 5 é um software gerenciador de bibliotecas muito utilizado no Brasil. Ele ajuda a gerenciar desde os registros bibliográficos até o controle de empréstimos e usuários da biblioteca.

Como eu falei em um post anterior, o Biblivre 5 tem um instalador que facilita bastante a instalação no Windows. Porém em outros sistemas operacionais Mac OS X e diversas distribuições Linux) a instalação não é uma tarefa trivial.

Pensando nisso, eu decidi disponibilizar algumas imagens do Docker para facilitar o desenvolvimento do Biblivre 5. Agora, é hora de disponibilizar imagens mais adequadas para implantação do Biblivre 5 em produção. Ou seja, negócio sério mesmo. Vai ser a versão que você vai rodar por um bom tempo.

Neste primeiro post, vou mostrar como disponibilizar o Biblivre 5 no seu Mac OS X.

Primeiro requisito: instale o Docker para Mac

Para esse tutorial será necessário instalar o Docker para Mac. A documentação em inglês do site oficial é bem clara. Mas está em inglês. :/

Caso queira pular a etapa da documentação em inglês, baixe diretamente o arquivo dmg do site clicando aqui.

Após baixar o arquivo Docker.dmg, encontre a pasta onde você baixou o arquivo e dê duplo clique nele. O sistema irá montar a imagem e mostrar um popup para facilitar a instalação do aplicativo.

Arraste o ícone da baleia para a pasta Applications.

Posteriormente, execute o aplicativo Docker e siga as instruções para que o daemon do Docker esteja ativo no seu sistema.

Executando o contêiner com o docker-compose

Baixe os arquivos compactados do meu repositório e extraia o conteúdo. Os conteúdos do arquivo zip são

./LICENSE
./tomcat
./tomcat/Biblivre4.war
./tomcat/Dockerfile
./README.md
./postgres
./postgres/Dockerfile
./postgres/pg_hba.conf
./postgres/create-database.sh
./postgres/postgresql.conf
./postgres/sql
./postgres/sql/biblivre4.sql
./postgres/sql/createdatabase.sql
./docker-compose.yml

Usando o Terminal, mude para o diretório para a pasta onde está o arquivo docker-compose.yml e execute docker-compose up. É simples assim. Em instantes sua instância do Biblivre 5 estará acessível em localhost:8080/Biblivre4

Considerações finais

As vantagens de executar softwares em contêiner já é bem conhecidas pelos administradores de sistema. Executar o Biblivre 5 num contêiner é uma forma de poupar a sua máquina da instalação de software e configurações desnecessárias. Além disso, o contêiner tem uma estrutura própria tanto de sistema de arquivos quanto de caminhos de arquivos executáveis e pacotes de software, que não variam de um sistema operacional para o outro.

Outra vantagem do Docker é que ele abstrai os detalhes da máquina hospedeira e permite que você execute os mesmos contêineres com o mesmo comando em diversos sistemas operacionais, bastando apenas instalar a versão correta do Docker na máquina.

Dúvidas? Broncas? Posta um comentário que eu respondo rapidinho!

--

--