Como instalar o Biblivre 5 no CentOS 7

Cleydyr Albuquerque
2 min readAug 11, 2019

Depois de um tempo vendo que o meu artigo anterior Instalando o Biblivre 5 no Ubuntu 16.04 e Linux Mint 18, me chegou uma dúvida sobre como instalar o Biblivre no CentOS 7. Imaginei que algumas instituições públicas só podem utilizar essa distribuição Linux, então decidi criar um script para facilitar a adesão delas ao Biblivre 5.

Após baixar uma máquina virtual e apanhar um pouco das peculiaridades dos pacotes do yum e das restrições do SELinux eu cheguei a um resultado satisfatório similar ao que obtive no Mint e no Ubuntu.

Como sempre, você pode remover ou acrescentar algumas etapas. Para facilitar a instalação, eu fiz algumas escolhas que não podem ser as mais adequadas para o seu contexto.

Firewall

Escolhi liberar o tráfego na porta 8080 de forma permanente para o acesso pela rede. Se você preferir usar o HTTPd ou o Nginx como webserver para servir o conteúdo, você pode pular essa etapa comentando a linha correspondente.

SELinux

O SELinux por padrão restringe o processo do Tomcat de fazer algumas tarefas essenciais como criar diretórios onde os backups do Biblivre são armazenados. Para evitar esse problema, eu defini uma política permissiva para o Tomcat. Se preferir uma política mais restritiva, pule essa etapa, defina-a manualmente e reinicie o Tomcat logo após.

O script está neste gist: https://gist.github.com/cleydyr/95db7654ca2d915ddf3d8fe2e2c04fbe

Após o término do script, o Biblivre 5 vai estar acessível em http://localhost:8080/Biblivre4

Dúvidas? Sugestões? Comenta no post.

--

--