Crise profissional? Saiba como sair dela.

O atual cenário econômico do Brasil tem influência em diversas áreas da vida. Quando o assunto é carreira, por exemplo, é normal que pessoas que se sentem estagnadas em seus empregos evitem grandes mudanças por medo do futuro. Porém, é na hora da crise que se aprende lições importantes que podem indicar bons cenários e uma saída que leve ao sucesso. E se você descobrisse que essas lições podem ser aprendidas durante uma viagem? Sim, crise profissional e viagem de férias possuem uma relação mais íntima do que você imagina, saiba porquê.

Lição 1 — Manter o otimismo

A primeira lição é entender que, na maioria das vezes, um pensamento pessimista nos leva a atitudes mais negativas. É comum em situações de crise que o profissional se sinta assustado, mas é necessário perceber de que forma isso pode afetar o seu trabalho: o pessimismo acaba minando grandes oportunidades pelo simples medo de que elas podem não dar certo.

É neste momento que você descobre que viajar pode ajudar nessa área da sua vida. Por mais que você tenha feito planos de viagem, imprevistos podem acontecer (como um voo atrasado ou uma tempestade quando vamos a uma linda praia, por exemplo) e é aí que surgem várias outras oportunidades que não teriam aparecido se tudo tivesse dado “certo”. Sim, e isso te torna mais otimista.

Lição 2 — Estimular a criatividade

Se manter o otimismo é extremamente importante em situações de crise profissional, não pode-se deixar de falar do quão fundamental é estimular sua criatividade. Você deve criar novas soluções, abordagens e até mesmo serviços para se destacar no mercado. Ideias originais — sejam elas realmente inovadoras ou apenas criativas — são valiosas em tempos de crise. O problema é que o estresse e o desânimo trazidos pelo momento jogam contra a imaginação.

Por isso, viajar também é importante. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, na cidade de Bloomington, nos Estados Unidos, revela que viajar deixa as pessoas mais jovens e criativas e destaca também que quando você se distancia do problema, consegue encontrar soluções menos óbvias, aí o processo criativo ganha força. É o que acontece quando você sai de férias, por exemplo.

Lição 3 — Abrir-se ao novo

Em um cenário de crise, tanto econômica, quanto profissional ou pessoal, muitas portas se fecham. Por isso, outra lição superimportante é estar sempre aberto ao novo. Possibilidades diferentes são ótimas perspectivas para sair de um cenário ruim e, claro, se destacar em sua carreira.

Outra pesquisa realizada também nos Estados Unidos, pelo professor de Neurociência David Eagleman, com a rotina diária, o cérebro não se sente desafiado e isso acaba causando tédio. Por isso, viajar também melhora o funcionamento do cérebro, pois ao chegar a um lugar completamente diferente, ele sente a necessidade de trabalhar com força total, para conhecer e memorizar as novidades. Neste sentido, viajar abre não só a cabeça, mas também abre portas e novas possibilidades, especialmente na vida profissional.

Lição 4 — Organização

Todas as outras lições só funcionarão se você aprender a última delas: seja organizado. As pessoas perdem muito tempo (e dinheiro) por serem desorganizadas. Para se sair bem durante períodos de crise, é necessário manter o foco e a atenção em cada detalhe, pois qualquer fator pode ser decisivo para o sucesso de um projeto, de uma empresa e, principalmente de uma carreira.

Viajar também torna você uma pessoa mais organizada. Como? Se você planeja viajar, tem que organizar um várias coisas, como passagem, hospedagem, roteiro e etc. Uma vez que você está de volta ao trabalho, suas tarefas irão parecer bem mais fáceis.

Para finalizar, é importante entender que uma crise é a maior oportunidade de se renovar. E isso também acontece quando você viaja. Está passando por uma crise profissional e sente que precisa fazer uma viagem? Então acesse www.montrealonline.com.br e planeje. A sua carreira agradece.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.