Entrevista com Lauren Jost, da CONECTA ADVOGADO

por Camila Gullo

Ano passado conheci a Lauren, que é a fundadora da CONECTA ADVOGADO (http://conectaadvogado.com.br/)

Lauren Jost

Para quem não sabe, a Conecta Advogado é uma Escola de prática jurídica que oferece cursos Online para advogad@s. Mas não são cursos como os outros que você já viu por aí. São cursos feito por advogad@s para advogad@s. Ele é 100% prática.

Já tive oportunidade de fazer o Módulo de Peças Trabalhistas e posso confirmar que é isso mesmo. Agora, de fato não é um curso básico. Se você não tem conhecimentos de base sobre o direito material e um mínimo de prática processual, provavelmente não vai aproveitar o curso como deveria. Considero o nível de discussão ali avançado.

Mas era exatamente isso que eu esperava e diferente não poderia ser. Excelentes profissionais como professores, com anos de prática não vão te passar o básico. Aliás, nem era isso que eu queria deles. Quero o “macete”, as dicas e absorver o conhecimento que eles adquiriram com a experiência deles. Não está fácil encontrar cursos desse nível por aí não.

Para você ter uma noção, no curso de Peças Trabalhistas eles fornecem modelo de petição. Mas não é aquele modelo que você acha no Google não, é coisa boa. Sem contar que você tira dúvida e no dia seguinte, senão no mesmo dia, você já tem uma resposta.

Fiquei muito empolgada com a ideia dela. A Conecta Advogado não se limita a ser mais um cursinho online de direito. Ela inova, se preocupa com a formação técnica d@ advogad@ e traz professores advogados atuantes na área. Ajuda, a meu ver, a minimizar um problema da classe como um todo, que é o de não sair preparado da faculdade para advogar decentemente.

Acho por isso que mais gente deveria conhecer a Lauren e segue abaixo uma breve entrevista que fizemos por email:

CMENTE: De onde surgiu essa ideia da CONECTA ADVOGADO? O que te motivou?
LAUREN: A Conecta Advogado surgiu pouco depois que me formei. O primeiro impacto quando me tornei advogada foi o de perceber que teoria e prática são muito distantes. As faculdades, definitivamente, não nos preparam para vida profissional e ficamos extremamente inseguros quando temos que alçar voo sozinhos. E essa percepção não foi apenas sobre áreas técnicas, como também sobre habilidades que precisamos ter no dia a dia: relacionamento com clientes, gestão de escritório, marketing jurídico. Desde então, comecei a pensar em uma forma de auxiliar os advogados de todo Brasil. Começamos buscando profissionais excelentes em suas áreas de atuação, que acreditassem na ideia e se propusessem a compartilhar conhecimentos valiosos, que pudessem encurtar o caminho para excelência profissional. Ou seja, nosso objetivo é impactar, de verdade, as carreiras dos nossos alunos, onde quer que eles estejam.

CMENTE: Foi fácil tornar a ideia realidade? Quais foram suas maiores dificuldades até então? E as dificuldades que vem tendo agora?
LAUREN: Empreender é sempre um desafio, em especial no meio digital, que é muito dinâmico. Estávamos tão engajados em tornar a ideia realidade que até mesmo as dificuldades foram combustível. No início, tivemos dificuldade em encontrar o público alvo do negócio. Temos um público muito diversificado, tanto em faixa etária quanto em experiência, o que dificulta o estabelecimento de um padrão de comunicação para transmitir com clareza a riqueza de conteúdo que oferecemos nos cursos.

CMENTE: Na sua opinião, quais as maiores demandas do mercado de advocacia atualmente?
LAUREN: Percebo que há espaço nas mais diversas áreas, porque há carência grande de profissionais qualificados no mercado. Há áreas pouco exploradas, como Compliance, Direito Digital e Direito Médico, por exemplo, que podem ser uma boa aposta para quem tem afinidade e pretende fugir das áreas mais tradicionais. Também vejo uma procura crescente pela advocacia preventiva e pelos métodos alternativos de solução de conflitos, evitando assim levar demandas ao judiciário, que é tão moroso.

CMENTE: Como você vê a inserção da advocacia e do judiciário nessa mudança acelerada que o mundo vem vivendo, no sentido uso de tecnologias e adaptação as novas maneiras de se comunicar e se relacionar?
LAUREN: A evolução da tecnologia veio para nos auxiliar e temos de usar isso da melhor forma. Como acontece no Processo Judicial Eletrônico, acredito que em um futuro próximo, a maioria das tarefas repetitivas deixarão de ser feitas por pessoas. Isso é ótimo! No entanto, obriga as pessoas a saírem da zona de conforto. Umas das profissões mais impactadas com a mudança tecnológica, certamente, foi a advocacia. A adaptação ao peticionamento eletrônico, por exemplo, não foi fácil, principalmente para aqueles que já advogavam há muitos anos. O “robô-advogado” Ross, tão divulgado no últimos tempos, já é uma realidade; no Brasil, há empresas dedicadas a automatizar processos há algum tempo, apenas para ilustrar quão rápido estamos mudando. Realmente, penso que é melhor nos adaptarmos para obter as vantagens que a tecnologia oferece.

CMENTE: Qual a sua maior dica ao advogad@ recém-formad@?
LAUREN: Hoje, até por uma questão de sobrevivência, temos visto advogados jovens atuando em toda e qualquer área, indiscriminadamente, cobrando honorários irrisórios e com dificuldades para evoluir na carreira. Os advogados recém formados, na minha concepção, devem focar na área que mais se identificam, buscando conhecer a matéria a fundo. Isso não significa que o advogado precisa imediatamente começar uma pós graduação, e, sim, que é necessário se dedicar, muitas vezes fazendo treinamentos de curta duração e focados na prática jurídica. Além disso, ter contato com profissionais que atuam na área pode ajudar bastante, há muitos profissionais dispostos a ajudar, até porque já estiveram nesta posição. Ter uma parede repleta de certificados não significa que o profissional atingirá os melhores resultados, nada substitui o conhecimento prático.

No mais, divulgar amplamente o trabalho — dentro dos limites do Código de Ética e Disciplina da OAB — e cobrar honorários de forma justa é muito importante. A valorização da advocacia tem de partir de nós, advogados.

Neste ponto, a Conecta Advogado tem uma novidade: em breve, lançaremos um curso para o jovem advogado, justamente para auxiliar o advogado no início da carreira. Traremos professores conceituados e com muita experiência para compartilhar.

Quer falar com a Lauren? Mande um email para ela, lauren@conectaadvogado.com.br

Conheça também a Conecta Advogado em www.conectaadvogado.com.br

Quer falar comigo? contato@cmente.com.br

https://www.facebook.com/cmenteincubadora/

https://www.linkedin.com/company-beta/16184111