Jiu Jitsu Paleo

Os modelos HIT e HIIT estão intimamente ligados a reeducação alimentar paleo, as comunidades praticamente se fundem.

A fundamentação é que o homem paleolítico caminhava ou corria em disparada para caçar ou fugir, não fazia longos exercícios na frequência média.

Fazer exercícios por um longo tempo não é sustentável a médio e longo prazo e isso pode prejudicar sua saúde (como sobrecarregar articulações). O estudo que deu origem ao 7 Minutes Workout já foi reproduzido inúmeras vezes em outros trabalhos científicos e demonstra que se exercitar de forma intensiva por um curto período de tempo é muito mais eficiente do que longo tempo de forma moderada.

Special Class

Eu acompanho o Jiu Jitsu há pelo menos 17 anos desde o primeiro treino, o que sempre percebi foi que o cara entra e desiste até os 3 primeiros meses, poucos duram um ano e quase ninguém se gradua. É comum também passar longos períodos sem treinar (meu caso).

O modelo tradicional é para atleta competidor com treinos exaustivos de no mínimo 1 hora e meia, além da cultura medieval de clan e papos sobre competições que simplesmente não interessam a quem busca apenas um esporte saudável e bacana.

Conversando com o faixa-preta Eduardo Maia (equipe Renovação Escola de Jiu Jitsu) sobre o modelo de HIIT e essas características de uma turma tradicional ele achou a idéia muito interessante e abriu uma turma que chamamos de "Special Class" para tentar criar um modelo que se encaixa dentro dessa filosofia. Por ter a mente bem aberta e ser empresário, entendeu que existem fórmulas e necessidade diferentes dentro da modalidade.

A idéia é fazer drills específicos de JJ e alta intensidade intervalada em 30 minutos. Um treino típico envolve (exemplo sem entrar nos detalhes da implementação):

5 min de alongamento

5 min de aquecimento com exercícios de Jiu Jitsu como: Armlock, americana e triangulo na guarda.

10 min de passagem de técnica com repetições.

10 min de Randori (treino livre ou a partir de uma posição)

Alta Intensidade

Como tudo é feito com alta intensidade e pouco tempo, o esforço sentido é muito maior de que num treino longo sem ocupar tanto tempo e forçar articulações por muito tempo, mas enfatizo, a idéia não é para competidor (quem sabe não saia algum do modelo). O treino é focado, direto, alta intensidade, mas respeitando os limites de cada um.

Estou trocando informações ainda com outro faixa-preta, o João Filho da equipe GC/Pepey, que é Paleo Addict e também aplica HIIT em sua turma e com o profissional de educação física, Igor Meireles, que é especialista nessas modalidades (além de faixa roxa de JJ).

Minha idéia é que todas as equipes de JJ adotem e criem uma turma dentro desse modelo.

Informações

Por enquanto estamos com uma turma das 18:00 as 18:30 (seg-qua-sex) na academia Mega Fitness (Rua Vilebaldo Aguiar, 300, Fortaleza-CE) sob a responsabilidade técnica de Eduardo Maia.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Christiano Milfont’s story.