Seria o glúten realmente o culpado?

Como eu me prejudiquei voltando a consumir glúten — parte 1


Conheço a dieta paleo há um bom tempo, só que nunca experimentei ou dei bola suficiente até o início desse ano (2014) quando encontrei um artigo que falava sobre o uso da #paleo para tratamento de rinite e refluxo, duas doenças que eu me encontrava portando com todos os efeitos negativos possíveis.

Quando resolvi experimentar eu me empenhei para aplicar “by the book” seguindo todo o credo e dogmas, fiz Whole30®, Low Carb High Fat, jejum intermitente, amido resistente para alegrar minha flora intestinal e #HIIT para fechar a venda casada. Não saí da dieta sequer uma vez e segui tudo a risca.

Curado.

Resolvi iniciar musculação clássica e vamos de Di Pasquale como nosso guru comentou. Primeira tentativa de dar uma alegrada na insulina eu passei muito mal, dei um gás em um pote de sorvete (#glutenfree, pelo menos no rótulo) e simplesmente fiquei tonto de cair, tive que me deitar pra tirar uma sesta e parecia que ia morrer. Alguns sintomas da #rinite voltaram.

Como eu não tinha começado musculação ainda pra valer eu não quis continuar com o experimento, há umas duas semanas eu voltei com nova tentativa e meu final de semana foi tranquilo. Fui num rodízio de massas no sábado e domingo fiquei bem, mas consumi carbos novamente (uma bela feijoada) e só fui sentir uma pequena tontura na segunda. Não senti sintomas de rinite e nem refluxo.

Eu tinha saído da paleo dias antes para tomar uma cerveja e fiquei intrigado como não senti nada, junte o rodízio de trigo…

Glúten ou Highcarbs?

Fiquei na dúvida se realmente o glúten tinha algum papel nesse processo metabólico ou era simplesmente a insulina que desencadeava tudo. Um amigo comentou sobre esse artigo “Non-Celiac Gluten Sensitivity May Not Exist” e resolvi experimentar me “cobaiando” para saber se o maldito é culpado ou não.

A meta era comer apenas glúten (a base de trigo) durante 7 dias e nenhum outro tipo de amido.

Comecei no Sábado passado e já na segunda eu acordei com pigarro na garganta e alguns sintomas fortes da rinite.

Hoje (quinta) acordei com uma sensação de queimação similar ao refluxo do início do ano. Aquela pizza 4 queijos de ontem parece que não caiu bem ☹

Não vou precisar chegar nos 7 dias e já voltei com força total pra paleo lchf, detalhe que não parei de fazer musculação. Precisei de pouco menos de uma semana para quase voltar ao estágio inicial de deterioração da saúde.

A insulina desencadeia e o glúten reforça o processo com todos os outros malefícios que o trigo trás consigo?

Seria culpa só do trigo já que não consumi nenhuma outra forma de amido (como arroz, feijão e demais glutenfree)?

Tenho sensibilidade?

Vou tentar outro experimento de 7 dias com outras formas de amido num futuro próximo, primeiro preciso recuperar a saúde.

Vou continuar minha dieta saudável a base de porco, muito bacon e todo tipo de gordura boa escorrendo pelo canto da boca.

[update]

Hoje, 3 de junho (publiquei no dia 29 de maio) estou sem sentir os sintomas tanto da rinite quanto do refluxo.