Um ilegrano na Roadsec Poa 2018

Em agosto deste ano (2018), ocorreu em Porto Alegre a 5ª edição do maior evento sobre hacking e segurança da América Latina, o Roadsec… e na ilegra — onde trabalho — houve o sorteio de dois ingressos para prestigiar o evento, um foi para mim e o outro para o Régis Ximendes.

Neuromancer, desenhado por Josan Gonzalez

O evento teve a duração de um dia inteiro, e além das palestras (que ocorriam com duas trilhas em paralelo), também tinha uma seção para oficinas e também o Hackaflag, um campeonato de hacking continental cuja etapa era classificatória para a edição que ocorrerá em SP.


Sobre as palestra, rolou muita coisa interessante por lá! Houveram algumas voltadas para o pentest e sua importância na manutenção da segurança dos sistemas. Também participei de uma palestra sobre Criptomoedas e Blockchain, com ênfase no Bitcoin, e foi interessante ver o número de grandes empresas já adeptas a transações de BTC, como a Microsoft, Paypal, Dell… além de ter apontado através de um mapeamento de 400 fintechs que o setor de Criptocurrency teve um crescimento de 86%, passando de 15 para 28 iniciativas (e isso usando como intervalo o final de 2017 até o final do 1º semestre de 2018).

Mapeamento das fintechs utilizado na palestra. Fonte: fintechlab

Rolou uma palestra sobre a segurança das urnas eletrônicas do TSE, com um dos responsáveis do projeto, além de uma sobre análise de segurança e hacking de containers Docker.


Nas oficinas, havia pilotagem de drone, uso de caneta 3d, oficina de lock picking (também chamada de “oficina caso tudo na vida saia errado”), montagem modular com littleBits e diversas outras.

Na foto ao lado, a mesa onde estava ocorrendo a montagem dos littleBits (e a última foto que a bateria do meu celular permitiu que fosse tirada).

Quem quisesse, poderia ficar assistindo e acompanhando a etapa do Hackaton que estava ocorrendo ao longo da tarde na sala ao lado das oficinas.


Como um todo, foi um evento de ótima qualidade, com uma boa organização, palestrantes diversificados, oficinas criativas, muito espaço para troca de ideias e experiências e com assuntos com aproveitamento em todas as áreas da TI. Ano que vem certamente eu e outras pessoas da ilegra daremos as caras por lá ;) #dontstophacking