Dicas para estudar nas férias

As férias são a época de descansar, de passear, curtir os amigos e a família, mas também são uma época de estudar.

Muito embora seja difícil vencer o ócio e convencer-se que essa também é época de estudar, destacamos que as férias são da rotina escolar e nunca férias de conhecimento e novos aprendizados.

Não são necessárias longas horas de estudo como em períodos normais, ou as famosas vésperas de prova. A forma de estudo aconselhada é diária e algumas poucas horas, conforme o tempo e a disponibilidade.

É importante destacar que esse estudo diário faz com que a volta às aulas fique muito mais tranquila e suave, sem a tradicional correria e ansiedade.

Algumas dicas para estimular o estudo nas férias

O principal conselho é estabelecer uma rotina de estudos. Não é necessário ficar o dia todo estudando pois isso torna o estudo cansativo e, para muitos, ineficiente. O ideal é estabelecer metas de leitura ou tempos de estudo. Pode começar com 1 hora ou até menos, se estiver fora de costume. O essencial é que seja estabelecido uma rotina diária ou de 6 dias na semana.

O estudo é sempre preferencial pela manhã já que existe uma maior liberação de hormônios que tornam o cérebro mais ativo. Isso traduz em maior percepção e atenção, o que leva, por sua vez, a uma concentração melhor.

Estudos podem ser realizados de várias formas e não se resume, necessariamente, à leitura de materiais didáticos. Pode ser considerada a forma mais sólida e tradicional de absorção de conhecimento, mas hoje existem inúmeras alternativas.

Existem vários jogos muito bem quistos como jogo do milhão, perguntados, entre outros jogos de perguntas e respostas que desafiam o conhecimento geral dos participantes. São bons tanto para novos aprendizados quanto para solidificar conhecimentos.

Outro tipo de jogo ainda muito presente é o dominó. Assim como o jogo da memória, o dominó pode ser contado, isso é, saber quais peças já foram jogadas e quais estão sobrando. Isso ajuda tanto na organização quanto na memória dos jogadores.

Um jogo muito adorado e muito comum em várias famílias é o STOP. Existem variações do jogo, mas todos consistem em lembrar nome de categorias que podem ser cores, frutas, animais, CEP, nome e muito mais. É um jogo que exercita a memória, expande o vocabulário e rende ótimos momentos familiares.

Fora todos esses jogos que podem ser jogados sozinho, com família ou amigos existem programas de TV com mesmo enfoque. Além do entretenimento jogando, existe também alguns que apreciam a leitura, que é extremamente recomendada para todos. A leitura é importante por causa do aprendizado de novas palavras, interpretação e novos conhecimentos.

A tecnologia como suporte para os estudos

Com a chegada da tecnologia e internet, ficou ainda mais fácil essa tarefa de estudar durante as férias, pois existem muitas reportagens que podem chamar a atenção, basta identificar o assunto que mais gosta como, por exemplo, astronomia, medicina, física, química ou quaisquer outras disciplinas escolares.

O estudo em canais de YouTube ou outras plataformas nem parece o estudo, mas ele transmite conhecimentos aos poucos e de forma rápida. Assim, é um dos meios mais recomendados para os que desejam estudar atualidades.

Existem ainda, na categoria de jogos, alguns jogos de celular como letroca, no qual o jogador tem que formar palavras através de letras, ou cody cross, que são palavras separadas por categorias.

Em suma, o importante nas férias é não ficar parado. Pode ser exercendo alguma atividade simples como um jogo em família para melhorar a memória ou a leitura de um ebook pelo celular. O ideal é que seja estabelecida uma rotina para tornar as atividades menos cansativas e mais prazerosas.