Tá pensando em se increver no SISU? Leia este artigo

COC Santa Catarina
3 min readJan 10, 2019

--

Com certeza você já ouviu falar sobre o SISU. Ele é um programa do Governo Federal que tem o intuito de facilitar a entrada dos estudantes nas universidades públicas. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) tem sido uma das formas mais eficazes de interligar o estudante ao ensino superior público.

Oferecendo centenas de milhares de vagas por todo o país, as inscrições para o SISU são abertas duas vezes ao ano: janeiro e junho. Por isso, essa é a hora perfeita para você aprender tudo o que sabe sobre ele e, quem sabe, alcançar a universidade com essa oportunidade extra!

Como se inscrever no Sisu?

É bastante simples. Porém, antes mesmo de explicarmos como funciona a inscrição do SISU, é fundamental que você saiba de uma coisa: obrigatoriamente, você precisa ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior. Isso porque será pela nota do ENEM que você pleiteará uma vaga pelo programa do SISU.

Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/. Lá mesmo é possível clicar na aba “Como se inscrever” e ter um auxílio bastante dinâmico sobre como fazer a inscrição para as vagas do SISU. É necessário que você tenha em mãos:

· O número de sua inscrição do Enem;

· A escolha dos cursos para os quais irá tentar a vaga.

Estando de acordo com essas duas etapas, você pode verificar as vagas que estão disponíveis e se cadastrar para elas. Acompanhe sua inscrição pelo próprio site ou pelo aplicativo do SISU. Você terá a resposta para a sua inscrição em poucos dias.

As notas utilizadas serão recuperadas pelo próprio sistema online do SISU, de modo que você não precisa fazer a inserção dos números. A partir daí, ele faz uma conexão entre a sua pontuação com as vagas disponíveis, considerando as suas características (curso, faculdade, turno, modalidade de inscrição).

Através de um sistema totalmente informatizado, o SISU vai preenchendo as vagas com os candidatos interessados. Essa escolha é feita a partir da pontuação. De uma maneira bastante simples, podemos compreender dessa forma: o candidato com maior pontuação no ENEM irá ocupar a primeira das vagas disponíveis. O segundo melhor ocupa a segunda. E assim sucessivamente.

Portanto, quanto maior for a sua nota no Enem, maior é a chance de conquistar uma vaga pelo SISU.

Quanto eu preciso tirar no Enem, para concorrer ao SISU?

Efetivamente, apenas é necessário que você não tenha zerado na redação. As notas relativas às matérias não influenciam para a inscrição de concorrência das vagas do SISU. Porém, é importante que você compreenda como elas irão definir o sucesso no cadastro.

Como dissemos, se você não zerar a redação do ENEM, já é considerado apto para se inscrever no SISU. Mas, de acordo com os cursos que estão disponibilizados no sistema, a pontuação obtida pelo Exame Nacional do Ensino Médio irá determinar se você pode, ou não, conquistar uma das tão sonhadas vagas.

Isso acontece por definição das universidades. Elas determinam qual a pontuação mínima necessária para que o estudante consiga obter o acesso. As informações sobre as pontuações são disponibilizadas no site do SISU. Se o curso que deseja exigir uma pontuação maior do que a obtida no ENEM, o estudante pode optar por outro.

Essa pontuação também varia entre as faculdades. Por isso, caso a sua primeira opção não seja possível, verifique a pontuação exigida pelas outras universidades. É uma maneira excelente de conquistar o acesso ao ensino superior.

Como eu sei se fui aprovado no SISU?

Muito simples. O processo seletivo do SISU é totalmente informatizado. Após o seu cadastro, com a escolha do curso e da universidade, demora cerca de uma semana para divulgarem os resultados de aprovação. Portanto, verifique o portal para acompanhar o seu cadastramento.

As inscrições são feitas durante poucos dias. Por isso, esteja atento a abertura das vagas. Após o encerramento das inscrições, o sistema analisa os dados cadastrados e determina a qualificação para a ocupação das vagas definidas.

--

--

COC Santa Catarina

O Sistema de Ensino COC além de Pré-Vestibular em Lages, agora conta também com: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Terceirão.