Como funcionam as cores em hexadecimal?

Codelabs.pro
2 min readOct 1, 2020
Paweł Czerwiński do Unsplash

Cores hexadecimais são representadas por um código composto de 6 caracteres, após o símbolo hash (#) formando algo parecido com isso #43FD23. Esse padrão é bem comum dentro das linguagens de programação ou em programas de áudio visual.

Essas cores utilizam um padrão utilizado em qualquer tela digital chamado chamado de RGB (Red, Green e Blue ou Vermelho, Verde e Azul). Isso quer dizer que, entre os 6 caracteres que utilizamos para compor nossa cor, dois serão destinados ao Vermelho, dois para o Verde e dois para o Azul.

Uma vez entendido a divisão do código de cor, temos que ter em mente que os valores utilizados para o vermelho, verde e azul se misturam, formando o tom final, possibilitando uma grande variedade de cores.

Cada caractere do código pode ir de 1 até 16, por este motivo, vem o nome hexadecimal. Isso pode gerar uma certa confusão, porque os números acima de 10 usam dois caracteres para escrever o valor e como solução, os valores acima de 10 são substituídos por letras, como indica o desenho abaixo:

Juntando esses conceitos de divisão e valores, podemos chegar em algumas conclusões, a cor #000000 representa o preto uma vez que todos os valores dela estão zerados. Em outras palavras, é a ausência completa de cor, resultando no preto. Nessa mesma linha o #FFFFFF seria o branco, por ter todas as cores no valor máximo.

As demais cores podemos ainda deduzir que o #FF0000 representa o vermelho mais forte, já que os valores do vermelho estão no máximo e das demais cores no mínimo.

Vou deixar duas ferramentas para você procurar cores em hexadecimal:
1. Adobe Colors
2. Google Material Colors

O que achou do post?
Continue estudando e até a próxima!

--

--