Foco em Oportunidades

Coevo
3 min readJun 8, 2020

--

Eixos da Transformação #2

A estratégia que está por trás das grandes transformações de empresas combina um olhar interno com tendências, tecnologia e pessoas para fazer a diferença.

Ao analisarmos a trajetória das empresas que se transformaram ao longo dos anos, um dos aspectos que mais chama a atenção é que elas souberam se reinventar após identificar novas oportunidades de mercado. Seja mudando de segmento, como a IBM, que passou de uma fabricante de PCs a uma fornecedora de serviços de TI corporativo, ou mantendo o mesmo segmento e produto, mas alterando de maneira radical o posicionamento e estratégia de promoção e venda, como a história da Havaianas nos mostra.

O que une essas histórias é a existência de um comportamento corporativo focado em identificar, estudar e transformar oportunidades em novas ofertas de marcas, produtos e serviços. Quando falamos em comportamentos, destacam-se tanto os aspectos humanos (atitudes, condutas e relacionamentos), quanto os organizacionais (estruturas, estratégias e processos). Mas quais seriam as principais características dessa abordagem diferenciada?

  • Estímulo a criatividade: pessoas estimuladas e incentivadas a criar, pensar de maneira diferente em relação a estratégias, práticas e processos geram mais diferenciação e valor;
  • Engajamento: sem um espírito de equipe e comprometimento conjunto dificilmente novas ideias vão para a frente;
  • Busca da melhoria contínua: não se contentar com resultados satisfatórios e sempre buscar a melhoria garante um fluxo constante de novas ideias;
  • Tolerância ao erro: entender os erros como uma etapa para o acerto e valorizar o risco envolvido na inovação;
  • Agilidade: evitar o perfeccionismo, já que oportunidades deixam de ter esse nome quando se perde o timing.

Embora muitas organizações tenham esses comportamentos incorporados de maneira orgânica desde sua fundação, a verdade é que a transformação para um posicionamento e atuação voltada a novas oportunidades é um caminho que pode ser muito bem aproveitado, desde que estruturado e pensado de maneira estratégica, evitando possíveis falhas previsíveis.

Um equívoco bastante comum em projetos com esse objetivo é a incessante busca por uma ruptura radical na postura e modelo de negócio da empresa. Isso ocorre devido a grande ênfase dada as tecnologias disruptivas nos últimos anos, o que para alguns casos faz sentido, mas já para determinados segmentos e mercados pode afastar demais a organização de sua verdadeira essência, prejudicando toda sua dinâmica e diferencial. Portanto, há casos em que uma abordagem mais suave seja a ideal. Por isso um trabalho de identificar de fato o DNA e os drivers de crescimento é fundamental para a se chegar ao posicionamento ideal.

Outro fator para o sucesso dessa iniciativa é que essa nova postura e ações de mudança sejam percebidas e vivenciadas por todos os públicos envolvidos com a organização, sejam eles colaboradores, clientes ou parceiros. Processos internos e comportamentos devem ser atualizados. Os pontos de contato físicos e virtuais precisam comunicar e evidenciar toda essa energia. Alinhamento e sinergia são cruciais.

Vivemos ciclos em que as mudanças são cada vez mais rápidas e aleatórias e o foco em novas oportunidades será cada vez mais estratégico para a sobrevivência dos negócios. E isso tudo foi ainda mais acelerado com a pandemia do Covid-19. Para isso, a integração entre diferentes áreas da empresa e um olhar atento para tendências, tecnologia e pessoas é o que vai fazer a diferença.

O foco em oportunidades é um dos 5 eixos que trabalhamos em um método customizado para acelerar a transformação nos negócios, através de novas marcas, produtos e serviços sintonizados com o espírito do tempo. Continue nos acompanhando e confira os demais eixos que proporcionam a evolução que as empresas tanto almejam.

Por Bruno G. Schroeder, sócio-fundador.

--

--

Coevo

Criamos o conceito de novas marcas, produtos e serviços e a comunicação para encantar seus públicos. www.coevo.co