Pele Oleosa: como cuidar

Muitas pessoas sofrem com a pele oleosa, que é um tipo bem comum aqui no Brasil. Causando desconforto pelo brilho, não apresenta sinais de ressecamento e por conta da alta produção de sebo, surge a necessidade de levar o rosto com mais frequência.
Esse tipo de pele tem como característica: poros dilatados, brilho excessivo e acnes. Se você sofre por ter pele oleosa, veja algumas dicas que vão poder te ajudar.
Higienização e Tonificação
Para cuidar da sua pele, deixando ela limpa e saudável, a dica mais básica é higienizar e tonificar, de forma indicada para cada tipo de pele. A higienização da pele é essencial para controlar a oleosidade e desentupir os poros de impurezas. Assim como a tonificação da pele, que realiza a limpeza da pele mais profunda e reequilibra o pH.
Para esse tipo de pele, é indicado a limpeza duas vezes ao dia, com um sabonete ou um tônico próprio para a pele, na parte da manhã e à noite. É de extrema importância escolher produtos próprio para a sua pele, com ativos que ajudam no controle da oleosidade. A loção deve ter baixo teor alcoólico, pois logo que o sebo é removido, volta com a mesma facilidade.
Hidratação

Mesmo sem apresentar sinais de ressecamento, esse tipo de pele precisa de hidratação, fazendo com que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas a produzir mais sebo, tentando combater o ressecamento. Para isso, a composição dos cremes hidratante devem ser livres de óleos, que pode impedir na recuperação e no controle da oleosidade.
Redução de poros
Uma das maiores reclamações de quem tem a pele oleosa são os poros dilatados, que são por onde as glândulas sebáceas liberam o óleo. Uma das principais causas da dilatação, ocorre devido o excesso de sebo que é depositado ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada.
Para ajudar na redução, é essencial a limpeza da pele de forma adequada, utilizando produtos que podem ajudar a neutralizar e controlar o excesso de oleosidade desse tipo de pele. A argila branca é ideal para o controle do óleo facial, e por ser um produto natural, pode ser usada uma ou duas vezes durante a semana, dependendo da sua necessidade.
Filtro solar

Como você deve saber, a epiderme é ressecada ao entrar em contato com o sol, por isso é muito importante o uso de filtro solar. Além de acelerar o processo de envelhecimento, aumenta as chances de câncer de pele. Esse ressecamento estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, com a finalidade de hidratar a pele.
Por isso, é indicado que você escolha um protetor solar para o seu tipo de pele, utilize hidratantes especiais para pele oleosa, que possuam filtros anti UVA e UVB na sua composição.
Maquiagem
Na hora da maquiagem, é muito importante que a pele esteja limpa e tonificada, para amenizar a oleosidade. Use bases sem óleo na sua composição e o uso de pó facial pode ajudar na hora de tirar o excesso de brilho na pele. Mas cuidado, usar muita maquiagem pode deixar a pele mais oleosa.
O primer facial ajuda na aparência de poros dilatados em peles mistas/oleosas e reduz imperfeições, quando aplicado antes da maquiagem, prolongando a make e absorvendo secreções naturais.
Ou seja, você deve sempre procurar produtos especifico para a sua pele seja ela oleosa, mista ou seca. Vale a pena lembrar que existem produtos que somente especialistas podem indicar. Para maiores informações, procure um dermatologista.

