Critérios Estratégicos da Gestão Cidade Colaborativa.
Baseados nos estudos e palestras, em especial de Ignacy Sachs e Marina Silva, apresentamos oito cretérios de convalidação da gestão da Cidade Colaborativamente.

- 1 — Ambientalmente Correta - Sustentável.
A Cidade Colaborativa deve estabelecer critérios ordenados de maneira que as necessidades emergentes de vida digna e plena, da sociedade atual, possa ser atendida, sem comprometer a mesma qualidade das gerações futuras de cidadãos.
1.2 — Socialmente Justa.
Para um CIDADE COLABORATIVA precisamos estabelecer a garantia da igualdade de oportunidades e redução das desigualdades de resultado.
Estabelecendo um conjunto de iniciativas, meios e ações para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, reparando as distorções e as desigualdades sociais e demais práticas discriminatórias adotadas, nas esferas pública e privada, no combate a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, promovendo as condições de prosperidade e de plena realização pessoal em seu potencial, em dignidade e igualdade, num ambiente saudável, mediante a prioridade de amplo acesso aos recursos públicos.
1.3 — Economicamente Viável.
Promover e Assegurar o Crescimento Sustentável, Inovador e Acessível
Transformar as vantagens comparativas em vantagens competitivas. Precisamos ser capazes de transformar os recursos naturais e os bens e serviços que produzimos, em melhoria da qualidade de vida das pessoas, em saúde, educação, entretenimento, acesso à ciência e tecnologia, economia solidária, cooperativismo, geração de emprego e renda, empresarial e o empreendedorismo.
1.4 — Politicamente Democrática.
Precisamos garantir a evolução da democracia representativa, para sistemas descentralizados e participativos, na construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia de regiões administrativas fortalecendo os processo de governo in-loco, a descentralização da gestão e o compartilhamento do poder de decisão das aplicações dos recursos e a mobilização social.
1.5 — Eticamente Aceitável.
A Cidade Colaborativa, precisa apoiar e articular uma cultura que reforce os laços e os vínculos sociais, fortalecendo a aliança intergeracional e colaborativa entre os integrantes da sociedade atual, e estes, com a responsabilidade aos que ocuparão a cidade no futuro. Precisamos não só de técnica, mas sim de ética da importância coletiva e suprageracional, garantindo que os recursos de milhares de anos não sejam consumidos em algumas décadas.
1.6 — Esteticamente Inclusiva.
Os valores imateriais de nossa cidade, precisam ser reconhecidos, valorizadas e preservados, garantindo o sentimento de pertencimento social, e identidade local que compõe a historia viva da sociedade, em especial as características ambientais, geográficas e espacial. Desta forma precisamos ter estruturas que possibilitem a acessibilidade e a mobilidade sociais, valorizando a nossa identidade estética e sua harmonia.
1.7 — Espacialmente Harmônica.
Obtenção de uma configuração da distribuição territorial dos assentamentos humanos, e das atividades econômicas mais equilibradas e harmônicas, promovendo a equidade entre as diferentes regiões administrativas e geográficas, a fim de evitar os impactos negativos da urbanização descontrolada, e que proporcione o melhor aproveitamento da vida na cidade, com a priorização de soluções de baixo impacto e sem a necessidade de longos deslocamentos.
1.8 — Culturalmente Diversa.
O modelo proposto pela Cidade Colaborativa é a que preserve, respeite e valorize a diversidade, o pluralismo e a defesa do patrimônio coletivo, histórico e valores imateriais e coletivos de grupos, setores sociais e dos povos, valorizando as ocupações criativas, independente da valoração econômica, e o incentivo à processos de mudança que acolham as especificidades locais.