TRÍPTICO
TRÍPTICO
Sep 7, 2018 · 2 min read

VW

ZARA HADID & ISSEY MIYAKE

Na matéria de "A arquitetura da moda", a professora Cintia Matuzawa tem treinado nosso olhar e nossa sensibilidade para olharmos o meio e o espaço como fonte de inspiração para projetos de Design.

Assim, tivemos que selecionar um projeto da arquiteta iraquiana-britânica Zara Hadid e do designer de moda japonês Issey Miyake.

Escolhi a obra arquitetônica Maxxi da arquiteta (Museo Nazionale delle arti del XXI secolo). É o primeiro museu de arte contemporânea de Roma, além de ser o primeiro de estilo contemporâneo (sua estrutura mistura concreto, ferro e vidro). Assim, essa construção carrega uma mensagem e um valor muito poderoso, que é a descontrução de um paradigma (de valores da cultura por assim dizer) que já está pré estabelecido naquela cultura, opondo-se ao modelo tradicional.

Já ao designer japonês Issey Miyake, eu selecionei a coleção 132.5, esta, que teve como base de inspiração a técnica e a arte do origame e o conceito de regeneração. As peças foram projetadas a partir de um programa de software que, inspiradas na técnoca matemática do origame, formou peças 3D incríveis que gerou uma modelagem bem estruturada e uma silhueta rígida e geométrica.Poratanto, podemos concluir que ele vai fundir nese plano uma tecnologia muito contemporânea com um conhecimento cultural muito rico e convencional.

Comparando as duas propostas, observamos que os dois unem a tradição com o moderno, ou seja, com a atualidade. Ha esse paradoxo em que os dois elementos se fundem e daí parte uma inovação.

Eu fiz uma colagem para evidenciar essas características. Podemos identificar no fundo dois planos com fotos diferentes do interior do Maxxi, a modelo com o vestido do designer Issey Miyake, em que sua estrutura e sua modelagem estabelece uma semelhança em relação á suas formas, profundidade e dimensão, já que a peça afirma uma certa trisimensionalidade e volume, assim como o edifício.

Há também na colagem, uma foto de macro de Roma que revelam seus "caminhos" e criam essa impressão de "nervuras" na imagem. A frase "MORE THAN MEETS THE EYE" encontra-se no próprio Maxxi.

GIOVANNA VITORINO RA20171666

    TRÍPTICO

    Written by

    @vilelafernando . @vitorino_artwork . @thaíssakuma_

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade