VW
ZARA HADID & ISSEY MIYAKE
Na matéria de "A arquitetura da moda", a professora Cintia Matuzawa tem treinado nosso olhar e nossa sensibilidade para olharmos o meio e o espaço como fonte de inspiração para projetos de Design.
Assim, tivemos que selecionar um projeto da arquiteta iraquiana-britânica Zara Hadid e do designer de moda japonês Issey Miyake.
Escolhi a obra arquitetônica Maxxi da arquiteta (Museo Nazionale delle arti del XXI secolo). É o primeiro museu de arte contemporânea de Roma, além de ser o primeiro de estilo contemporâneo (sua estrutura mistura concreto, ferro e vidro). Assim, essa construção carrega uma mensagem e um valor muito poderoso, que é a descontrução de um paradigma (de valores da cultura por assim dizer) que já está pré estabelecido naquela cultura, opondo-se ao modelo tradicional.
Já ao designer japonês Issey Miyake, eu selecionei a coleção 132.5, esta, que teve como base de inspiração a técnica e a arte do origame e o conceito de regeneração. As peças foram projetadas a partir de um programa de software que, inspiradas na técnoca matemática do origame, formou peças 3D incríveis que gerou uma modelagem bem estruturada e uma silhueta rígida e geométrica.Poratanto, podemos concluir que ele vai fundir nese plano uma tecnologia muito contemporânea com um conhecimento cultural muito rico e convencional.
Comparando as duas propostas, observamos que os dois unem a tradição com o moderno, ou seja, com a atualidade. Ha esse paradoxo em que os dois elementos se fundem e daí parte uma inovação.
Eu fiz uma colagem para evidenciar essas características. Podemos identificar no fundo dois planos com fotos diferentes do interior do Maxxi, a modelo com o vestido do designer Issey Miyake, em que sua estrutura e sua modelagem estabelece uma semelhança em relação á suas formas, profundidade e dimensão, já que a peça afirma uma certa trisimensionalidade e volume, assim como o edifício.
Há também na colagem, uma foto de macro de Roma que revelam seus "caminhos" e criam essa impressão de "nervuras" na imagem. A frase "MORE THAN MEETS THE EYE" encontra-se no próprio Maxxi.

GIOVANNA VITORINO RA20171666
