17 Followers
·
Follow

Image for post
Image for post
Photo by Luca Upper on Unsplash

Felicidade é sentir que a disruptura do modelo formal de educação vem tomando contornos cada vez mais palpáveis! Há alguns dias, através da reportagem anexada a este post, percebi que essa mudança que, até então se limitava a alcançar as escolas — ensino médio e fundamental — agora expande para as universidades!
Para contextualizar esse papo, preciso abrir um pequeno parêntese para, em breves linhas, te falar um pouco sobre o método Waldorf: abordagem pedagógica, baseada nos estudos antroposóficos do filósofo austríaco Rudolf Steiner, que procura integrar, de maneira holística, o desenvolvimento intelectual, físico, espiritual e artístico dos alunos, desenvolvendo indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. Essa metodologia, que já vinha traçando caminhos bastante sólidos no contexto educacional infanto-juvenil, agora chega à Academia, em forma de uma faculdade Waldorf de Pedagogia, cuja grade curricular associa disciplinas mais lúdicas — como danças brasileiras, educação corporal e experiências poéticas — àquelas demandadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

A intenção dos idealizadores do projeto é que os graduados — que poderão ministrar aulas em qualquer escola, pois o bacharelado é formalmente reconhecido pelo órgão regulamentador — criem um diálogo entre diferentes linhas educacionais, pois a intenção é que eles invadam a terrenos ainda não familiarizados com a metodologia, principalmente a rede pública!

Incrível, não?

Seguimos, passo a passo, mas sempre adiante!

Written by

Entusiasta do altruísmo social e da liberdade criativa, acredito que o segredo da autoconsciência e da responsabilidade social do indivíduo esteja na EDUCAÇÃO.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store